Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Rio Grande: funcionário público é denunciado por peculato e responderá por improbidade administrativa

    Rio Grande: funcionário público é denunciado por peculato e responderá por improbidade administrativa MP de Rio Grande O Ministério Público de Rio Grande denunciou o funcionário público municipal Itabajara Santos Pacheco pelo crime de peculato. Também foi ajuizada uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra ele.

    DENÚNCIA CRIMINAL

    Entre os meses de janeiro de 2008 e julho de 2010, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, o funcionário apropriou-se de 6.953 vales transportes intermunicipais, 2.489 vales transportes distritais e 79.880 vales transportes urbanos, bens pertencentes ao patrimônio do Município de Rio Grande. No total, foram desviados cerca de R$ 295 mil.

    Conforme a denúncia, firmada pelo Promotor de Justiça Márcio Schlee Gomes, atuando em substituição na Especializada da Comarca, Itabajara Santos Pacheco desempenhava a função de Chefe do Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde. Em tal condição, apossou-se dos bens ao solicitar sempre um número maior do que seria distribuído entre os servidores da Secretaria.

    Ainda de acordo com a denúncia, o crime foi cometido de forma continuada e, se condenado, o demandado poderá ter a pena aumentada por ocupar função de direção de órgão da administração direta do Município.

    IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

    Em paralelo, a Promotoria de Justiça Especializada de Rio Grande ajuizou ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra o funcionário público municipal.

    O Promotor de Justiça José Alexandre Záchia Alan pretende que o Juízo emita imediatamente, em caráter liminar, decisão de indisponibilidade de numerário, bens e direitos que porventura se localizem e sejam de propriedade do demandado e de sua esposa. O objetivo do MP é garantir eventual ressarcimento do montante desviado. Promotor de Justiça Márcio Schlee Gomes Promotor de Justiça José Alexandre Záchia Alan

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-grande-funcionario-publico-e-denunciado-por-peculato-e-respondera-por-improbidade-administrativa/100333686

    Informações relacionadas

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    STM - Coronel acusado de peculato será julgado na Justiça Militar

    Governador Sérgio Cabral dobra gastos com uso de helicópteros

    Rafael Costa Monteiro, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    MPF/AC aciona ex-gestores da Ufac por improbidade e peculato

    MPE aciona ex-secretário de Obras por ato de improbidade administrativa e crime de peculato

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - APELACAO: APL XXXXX-15.2012.8.09.0173

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)