Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Riscos e consequências para quem tem seu smartphone roubado/furtado

Publicado por Flávio F. D'Urso
há 3 anos

Você já imaginou um criminoso com seu smartphone, conseguindo acessar suas fotos, suas mensagens, seus e-mails, suas anotações, seus compromissos, suas redes sociais, etc.?! Parece um pesadelo, né?!

Mas, infelizmente, esse pesadelo tem se tornado cada dia mais real na vida das pessoas que usam smartphones.

Você deve estar pensando: mas, para isso, o criminoso precisaria quebrar a senha de acesso ao meu aparelho… isso é verdade em parte. Nem iremos cogitar aqui a hipótese quem tem acontecido de quebra de senhas dos aparelhos, mas sim de aparelhos que são roubados/furtados já desbloqueados.

Quando se está no carro utilizando o Waze, por exemplo, seu smartphone está desbloqueado, assim como quando você está na rua respondendo ou ouvindo uma mensagem de WhatsApp… viu?! Não é tão difícil assim de acontecer com você! (Isso sem falar no caso do criminoso obrigar a desbloquear o aparelho antes de levá-lo)

À partir daí, começa o pesadelo!!

O criminoso, na posse de seu aparelho desbloqueado, poderá fazer tantos estragos, que podem tirar o sono de qualquer um (fotos íntimas, e-mails sigilosos, mensagens confidenciais, senhas, e até mesmo acesso a bancos em alguns casos).

Lembre-se, sempre, que muitas recuperações de senhas se dão por e-mail e sms, e o criminoso terá acesso com seu aparelho desbloqueado.

Como eu disse, é assustador!! Mas o que pode ser feito?

Pelos usuários, além das cautelas de ter uma senha de bloqueio de tela, não guardar as senhas no bloco de notas, evitar utilizar o aparelho em vias públicas, no caso do aparelho iPhone, que utiliza o sistema IOS da Apple, é importante lembrar o e-mail e a senha do iCloud, para, remotamente, apagar os dados.

Mas as empresas, no caso a Apple, também podem ajudar a melhorar essa situação de risco constante de todos nós usuários!!

Deveria haver a possibilidade de se colocar senha de acesso aos aplicativos nativos (como é possível fazer no WhatsApp) e também deveria ser criado uma forma de controle de uso pelo proprietário do smartphone.

Uma sugestão é a criação de um “modo seguro”, o qual poderia ser ativado “manualmente” pelo usuário e que faria o reconhecimento facial de quem está utilizando o aparelho no período de tempo estabelecido por este usuário.

Este “modo seguro” poderia ser ativado automaticamente sempre que o aparelho saísse de um determinado raio do local onde frequentemente o usuário se localiza.

Desta forma, se limitaria o acesso dos criminosos às informações contidas naquele aparelho furtado/roubado desbloqueado, uma vez que, atualmente, caso ligado à energia, o criminoso poderá acessar as informações sem qualquer limitação de tempo (pois conseguirá desabilitar o bloqueio de tela do mesmo).

Esta são apenas sugestões para se tentar proteger as informações de todos nós usuários de iPhone, mas, tenho certeza que a Apple, com todo seus especialistas em tecnologia, conseguirá melhorar as ideias e criar novas formas de controle de acesso a essas informações.

Ajude a fazer este alerta chegar à Apple (curtindo, compartilhando e marcando pessoas), para que ela tenha conhecimentos do que tem ocorrido no Brasil e das necessidade específica de segurança que temos!

Vamos juntos fazer um sistema mais seguro e que proteja nossas informações!!

Obrigado!

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações29
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/riscos-e-consequencias-para-quem-tem-seu-smartphone-roubado-furtado/1233941538

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)