Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saiba como é possível consultar o andamento processual no Projudi

    há 7 anos

    Saiba como é possível consultar o andamento processual no Projudi

    Foram efetuados mais de 2 milhões de acessos entre os dias 3 e 7 de julho deste ano
    Qui, 20 Jul 2017 16:00:00 -0300

    O Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná (Projudi), que foi implantado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em 2007, possibilita aos usuários, além da facilidade dos procedimentos via internet, a consulta imediata do andamento dos processos.

    O sistema possui um campo destinado à consulta pública, não sendo necessária a formalização de um cadastro nem de login para acessar tais dados. Com a consulta pública, partes, advogados e demais interessados podem acessar o processo, para isso, basta ter em mãos algumas informações básicas, como o nome de um dos interessados (autor ou réu); número do CPF ou CNPJ; Comarca e Juízo; nome do advogado e número do processo.

    Destaca-se, porém, que essa forma de consulta permite o acesso apenas aos principais dados cadastrais do processo, tais como nomes das partes, movimentações, agendamento de audiências, dentre outros. Já a acessibilidade aos documentos não é integral, sendo visualizáveis apenas os atos "públicos", que, basicamente, são as decisões exaradas pelos magistrados. Os demais documentos, como petições e despachos, não são acessíveis nesta modalidade de consulta.

    Restrições

    Nem todos os processos contidos no sistema Projudi são públicos, pois tratam de situações que muitas vezes devem preservar a identidade das partes, como acontece nos casos que tramitam nas Varas de Família. Portanto, por conta de sua natureza sigilosa, não é possível fazer a pesquisa no Projudi de nenhuma forma. Apenas os procuradores e as partes (autor e réu) podem acessar as movimentações processuais, a partir de seus respectivos logins de acesso.

    Além disso, nos casos de natureza criminal (tramitando em Varas Criminais, Varas de Execuções Penais e de Penas Alternativas e Juizados Especiais Criminais), há limitações, pois podem ser consultados apenas pelo número processual (demais informações como nomes das partes, advogado, não possibilitam a busca).

    Já os processos criminais que estão arquivados não podem ser consultados de nenhuma forma, sendo que apenas o procurador da parte pode solicitar o seu desarquivamento.

    Consulta Pública em números

    Dados estatísticos do TJ-PR apontam que, entre os dias 3 e 7 de julho, foram efetuados mais de 2 milhões de acessos à consulta pública. Isso demonstra que cada vez mais as partes estão interessadas em saber o que está acontecendo em seu processo.

    Ainda fazendo uma análise de julho de 2016 a julho de 2017, houve um aumento na procura por informações. Considerando os picos de acessos que, em 2016 ocorreu em novembro, com cerca de 2 milhões de visualizações, observa-se que apenas na segunda semana de fevereiro de 2017 a busca pela consulta pública chegou ao patamar de aproximadamente 26 milhões de acessos.

    Veja mais dados estatísticos:

    Valores semanais do último ano.

    Valores diários.

    Valores mês de junho.

    Acesso à consulta pública

    Para realizar uma consulta, abra o navegador (de preferência Mozilla Firefox ou Google Chrome) e execute os seguintes procedimentos:

    - Abra o endereço eletrônico do Tribunal de Justiça do Paraná: www.tjpr.jus.br;

    - No endereço eletrônico do TJ-PR, clique na aba Serviços e, logo após, clique em Processo Virtual Projudi;

    - Na tela de login do Projudi, clique na opção Consulta Pública no menu lateral esquerdo.

    Veja o passo a passo para efetuar a consulta pública.

    Acesse o tutorial da consulta pública.

    Competências

    O Projudi atende hoje no 1.º Grau de Jurisdição: Juizado Especial Cível; Juizado Especial Criminal; Juizado Especial da Fazenda Pública e Turmas Recursais; Varas de Família; Varas de Infância e Juventude (Cível e Infracional); Varas Criminais; Varas de Execução Penal; Varas de Medidas Alternativas; Corregedoria dos Presídios; Vara da Auditoria Militar (Cível e Infracional); Plantão Judiciário; Varas da Fazenda Pública; Varas Cíveis; Varas de Competência Delegada; Varas de Registros Públicos; Varas de Acidentes de Trabalho; Gestão de Valores – Prestação Pecuniária; Procedimento Administrativo Disciplinar; e Central de Precatórios. No 2.º Grau de Jurisdição do Tribunal de Justiça do Paraná somente para os recursos de apelação que se destinem à 11ª e à 12ª Câmaras Cíveis, em razão da matéria de sua especialização.


    • Publicações7531
    • Seguidores1173
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações248
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-como-e-possivel-consultar-o-andamento-processual-no-projudi/482563995

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 7 anos

    Saiba como é possível consultar o andamento processual no Projudi

    Jusbrasil, Advogado
    Artigosano passado

    Como consultar o seu processo ou de um familiar no Jusbrasil?

    Recurso - TJSP - Ação Multas e demais Sanções - Execução Fiscal

    Petição Inicial - TRF01 - Ação de Benefício de Aposentadoria por Incapacidade Permanente ou Subsidiariamente Temporária, com Pedido Liminar de Tutela Antecipada - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)