Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Seguro Dpvat: justiça determina o pagamento a grávida que sofreu aborto por causa do de acidente de trânsito

    Publicado por Walber Pydd
    há 2 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é devido o pagamento do seguro DPVAT a um casal em virtude de aborto sofrido pela mulher quatro dias após acidente de trânsito, quando ela estava com 35 semanas de gestação.

    O DPVAT é o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não, criado pela Lei nº 6.194/1974,, com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa do acidente.

    Qualquer vítima de acidente de trânsito no território nacional, transportada ou não, causado por veículo automotor de via terrestre, incluindo motoristas, passageiros e pedestres, ou seus beneficiários, pode solicitar a indenização do DPVAT. As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado. O pagamento independe também da apuração de culpados. Além disso, mesmo que o veículo não possa ser identificado, as vítimas ou seus beneficiários têm direito à cobertura.

    O entendimento da corte é de que a solução apresentada está alinhada com a natureza jurídica do seguro DPVAT, cuja finalidade é garantir que os danos pessoais sofridos por vítimas de acidentes com veículos sejam compensados, ao menos parcialmente.

    O relator avaliou que o artigo da Lei 6.194/1974 garante indenização por morte; assim, “o aborto causado pelo acidente subsume-se à perfeição ao comando normativo, haja vista que outra coisa não ocorreu, senão a morte do nascituro, ou o perecimento de uma vida intrauterina”. Fonte: STJ. #dpvat #segurodpvat #seguroobligatorio #gestantecuritiba

    • Sobre o autorEspecialista em Direito de Trânsito
    • Publicações69
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguro-dpvat-justica-determina-o-pagamento-a-gravida-que-sofreu-aborto-por-causa-do-de-acidente-de-transito/1420076011

    Informações relacionadas

    Herrera Patrocinio. Andre, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Progressão de Regime no Processo Penal

    Richard Martins, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A Progressão de Regime e o Pacote Anticrime (Lei 13.964 de 2019)

    Vinícius Gomes Barros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    5 motivos que podem anular a compra do seu imóvel

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)