Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Serviços de diversões e entretenimento estão isentos do ISS

    Publicado por COAD
    há 14 anos

    Através da Lei 15.134, de 19-3-2010 (DO-MSP de 20-3-2010) estão isentos do ISS, desde 1-1-2010 os serviços relacionados a espetáculos teatrais, de dança, balés, óperas, concertos de música erudita e recitais de música, shows de artistas brasileiros, espetáculos circenses nacionais, bailes, desfiles, inclusive de trios elétricos, de blocos carnavalescos ou folclóricos, e exibição cinematográfica realizada por cinemas que funcionem em imóveis cujo acesso direto seja por logradouro público ou em espaços semipúblicos de circulação em galerias, constantes dos subitens 12.01, 12.02, 12.03, eda lista do caput do art. 1º da Lei nº 13.701, de 24 de dezembro

    de 2003.

    Veja o texto da Lei:

    Lei 15.134, de 19 de março de 2010

    GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, em sessão de 24 de fevereiro de 2010, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

    Art. 1º. Ficam isentos do pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza ISS, a partir de de janeiro de 2010, os serviços relacionados a espetáculos teatrais, de dança, balés, óperas, concertos de música erudita e recitais de música, shows de artistas brasileiros, espetáculos circenses nacionais, bailes, desfiles, inclusive de trios elétricos, de blocos carnavalescos ou folclóricos, e exibição cinematográfica realizada por cinemas que funcionem em imóveis cujo acesso direto seja por logradouro público ou em espaços semipúblicos de circulação em galerias, constantes dos subitens 12.01, 12.02, 12.03,eda lista do caput do art. 1º da Lei nº 13.701 , de 24 de dezembro de 2003, observadas as condições estabelecidas nesta lei.

    1º. Para os efeitos da isenção referida no caput, são considerados espetáculos circenses nacionais aqueles que comprovadamente atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

    I - sejam administrados, gerenciados e representados por brasileiros;

    II - tenham sua sede ou seu principal centro de atividades localizado em território nacional;

    III - contem em seus quadros com, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de artistas de nacionalidade brasileira.

    2º. Para os efeitos da isenção referida no caput, são consideradas galerias os centros comerciais constituídos em regime de condomínio, sendo vedada a concessão da isenção aos cinemas que funcionem em shopping centers.

    3º. Somente poderão ser beneficiados pela isenção referida no caput os cinemas que exibam obras cinematográficas que atendam a diversas faixas etárias em sua programação normal.

    4º. A isenção referida no caput, relativa à exibição cinematográfica por cinemas de rua, fica condicionada à exibição, no ano anterior àquele em que pretenda gozar do benefício, de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de acordo com o número de dias exigidos pelos decretos anuais que regulamentam o art. 55 da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, ou as normas que lhes sucederem, e na forma como dispuser a ANCINE.

    5º. A isenção referida no caput não abrange espetáculos artísticos de qualquer natureza quando realizados em boates, danceterias, casas noturnas, bares, clubes ou em outros estabelecimentos de diversão pública, com cobrança de couvert artístico ou ingresso, mensalidade ou anuidade, com ou sem restrição formal de acesso ao público.

    Art. 2º. A isenção de que trata o art. desta lei não exime os prestadores de serviços da inscrição e atualização de seus dados no Cadastro de Contribuintes Mobiliários CCM e do cumprimento das demais obrigações acessórias.

    Art. 3º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações892
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servicos-de-diversoes-e-entretenimento-estao-isentos-do-iss/2125189

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Lei municipal pode impor cobrança de ISS sobre parques de diversão

    Alex Xerez, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Direitos em Bares, Casas Noturnas e Restaurantes

    Gabriela Fernandino, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Passo a passo: ISS de eventos temporários

    Adryelle Gomes, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A imunidade e a isenção de impostos às Entidades Sem Fins Lucrativos

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 6 anos

    Tributação da receita de organizadoras de eventos no Simples Nacional.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)