Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor de escola consegue incorporar cargo de confiança

    Na manhã de ontem, em sessão da 4ª Turma Cível, foi negado provimento à apelação do Estado contra o servidor A.P.F., que requereu em Primeira Instância a incorporação de cargo de confiança por ele exercido.

    Desde o ano de 1984, A.P.F. trabalha como assistente de atividades educacionais em uma escola estadual no município de Glória de Dourados. Em junho de 1987 ele foi designado para exercer a função gratificada de secretário escolar.

    Em 2007, o assistente ingressou com ação declaratória para que fosse concedido o direito de incorporar em seus proventos a gratificação pela função de confiança, por já ter preenchido os requisitos legais na época da revogação do artigo 77 da Lei Estadual nº 1.102/90 e, assim, possuir direito adquirido.

    Em seu voto, o desembargador Paschoal Carmello Leandro, relator no processo, destacou que quando da revogação do mencionado dispositivo legal pela entrada em vigor da Lei Estadual nº 1.756/97, o recorrido já havia exercido a função comissionada por mais de 5 anos ininterruptos, satisfazendo, dessa forma, o requisito exigido pela atacada norma legal para ter direito à incorporação da função.

    Apesar de o autor do processo ter ingressado apenas em 2007 com a ação, ou seja, dez anos após a edição da lei, o relator entendeu que o prazo prescricional não havia ocorrido por se tratar de pretensão que diz respeito à parcela de trato sucessivo, visto que a ilegalidade consiste no não-pagamento da gratificação incorporada aos vencimentos do autor, que se renova a cada mês.

    O revisor , desembargador Dorival Renato Pavan, destacou em seu voto que em se tratando de direitos referentes à Fazenda Pública, aplica-se o prazo prescricional de 5 anos do artigo do Decreto nº 20.910/32, conforme jurisprudência pacífica do STJ.

    Por maioria, foi negada a preliminar de prescrição e, por unanimidade, foi negado provimento ao recurso do Estado, nos termos do voto do relator.

    Apelação Cível - Ordinário nº

    Este processo está sujeito a novos recursos.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-de-escola-consegue-incorporar-cargo-de-confianca/975155

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)