Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor pode usar tempo de serviço no setor privado para a aposentadoria

    Muita gente tem um histórico de trabalho no setor privado, antes de passar num concurso público. Esse tempo de serviço anterior ao ingresso no funcionalismo pode ser considerado para efeitos de aposentadoria, num processo chamado de averbação. Mas isso não é automático. O servidor precisa pedir, ao INSS, a certidão de tempo de contribuição. O documento, que comprova o período trabalhado na iniciativa privada, deve ser levado ao setor de Recursos Humanos do órgão de lotação do servidor.

    — O servidor pode fazer esse procedimento até o momento de se aposentar — explica a advogada Aracéli Rodrigues, do escritório Cassel & Ruzzarin Advogados, que, recentemente, ganhou uma ação em favor da servidora da Justiça Federal Claudia Domingues, de 45 anos. Ela conseguiu, em primeira instância, que o INSS reconhecesse um vínculo empregatício antigo, mesmo sem a carteira assinada, com base numa decisão da Justiça do Trabalho. Os magistrados determinaram que a Previdência Social emita a certidão de tempo de contribuição para ela. O INSS, que ainda pode recorrer da sentença, foi procurado, mas não se pronunciou sobre o caso.

    De acordo com a advogada, quem se aposentou com benefício proporcional ao tempo de serviço pode usar o período trabalhado no setor privado para pedir uma revisão, aumentando, assim, o valor que recebe.

    — Mas é preciso fazer a averbação desse tempo de serviço até cinco anos depois de se aposentar, por causa da prescrição — alerta Aracéli.

    Agendamento

    O atendimento deve ser agendado pela Central 135 ou pelo site www.inss.gov.br.

    Documentos

    Identidade, CPF, carteira de trabalho e um documento que comprove que o servidor está trabalhando, como contracheque ou carteira funcional. Se tudo estiver correto, a certidão pode sair no mesmo dia.

    Fundo complementar

    A averbação do tempo de serviço não vale para os fundos complementares de previdência do setor público, como RJPrev e Funpresp.

    Fonte: Jornal Extra - O Globo

    • Publicações4232
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3854
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-pode-usar-tempo-de-servico-no-setor-privado-para-a-aposentadoria/159454537

    Informações relacionadas

    Notíciashá 18 anos

    Tempo de contribuição em outro regime vale para aposentadoria

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Contagem recíproca do tempo de contribuição: Regime Próprio (Estatutário) e Regime Geral (CLT)

    Miriam de Oliveira Fortes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Servidor público pode contribuir para o INSS?

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Contagem Recíproca e Certidão de Tempo de Contribuição: Guia Prático para Advogados

    Flávio Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como o professor pode pagar o INSS por conta própria?

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    É possível aproveitar o tempo de serviço público no INSS,no meu caso para segunda aposentadoria? continuar lendo

    sou funcionario público e contribuo para o inss, ao mesmo tempo contribuo de forma individual ja por 25 anos, hoje tendo meus 60 anos de idade e gostaria de parar de contribuir e aguardo a minha idade para me aposentar. É possivel deixar de contribuir e aguardar o tempo? continuar lendo