Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Servidora aposentada obtém na justiça direito de licença-prêmio convertido em pecúnia

há 2 anos



O Estado de Goiás foi condenado ao pagamento da conversão em pecúnia do período referente à licença-prêmio adquirida e não usufruída.

A licença-prêmio é um benefício que todo servidor público tem direito a três meses de licença, a cada cinco anos de trabalho exercício, sem prejuízo à sua remuneração.

Sendo que a licença-prêmio não usufruída pode ser convertida em pecúnia (dinheiro) ou para fins de aposentadoria.

No caso da autora da ação que obteve o apoio jurídico do escritório Isaías Rufino Advogados e Associados, ela preencheu dos os requisitos estabelecidos no dispositivo da Lei nº 10.259/01 e 9.009/95, apesar de já ser inativa em suas atividades.

Há um entendimento da Corte superior que diz: "É devida ao servidor público aposentado a conversão em pecúnia da licença-prêmio não gozada, ou não contada em dobro para aposentadoria, sob pena de enriquecimento ilícito da administração..." (Segunda Turma, REsp nº 1679818/RS, Rel. Og Fernandes, julgado em 01/10/2019).

  • Publicações71
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-aposentada-obtem-na-justica-direito-de-licenca-premio-convertido-em-pecunia/1639656473

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)