Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Sindicato não pode cobrar honorários de trabalhador carente

    Na Justiça do Trabalho, a assistência judiciária gratuita é prestada pelo sindicato profissional, que, no exercício desse dever, não pode cobrar honorários do trabalhador assistido. Esse foi o entendimento da 9ª Turma do TRT-MG, ao negar provimento a recurso de uma entidade sindical condenada a restituir ao trabalhador a importância descontada de seu crédito, a título de honorários advocatícios.

    Segundo explicações da relatora do recurso, desembargadora Emília Facchini, a Constituição da República conferiu aos sindicatos diversas prerrogativas, entre elas a imposição de contribuições voltadas para a manutenção do sistema confederativo e as destinadas ao custeio das atividades assistenciais, especialmente a assistência jurídica aos trabalhadores.

    A lei que disciplina a concessão de assistência judiciária na Justiça do Trabalho (Lei nº 5.584 /70) estabelece que o benefício será proporcionado pelo sindicato dos trabalhadores a todo aquele que receber salário igual ou inferior ao dobro do mínimo legal ou que demonstrar insuficiência de recursos para demandar sem prejuízo próprio ou de sua família. "Assim, não é dado ao Sindicato profissional, no exercício desse relevante múnus, cobrar honorários do trabalhador assistido, o que contraria - aniquilando - o próprio instituto da Assistência Judiciária Gratuita" - ponderou a relatora.

    Ela frisou que os diversos serviços de assistência prestados pelo sindicato, inclusive aos não associados, são custeados por contribuições específicas. "Também bom lembrar que o advogado contratado para a prestação de serviços tem direito a ser remunerado; tal, todavia, não é ônus do trabalhador carente, que tem direito, repito, à assistência judiciária gratuita, prestada pelo sindicato que o representa e para o qual contribui" - finalizou.

    ( RO nº 01284 -2008-042-03-00-2 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações838
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindicato-nao-pode-cobrar-honorarios-de-trabalhador-carente/951349

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Não é devido honorário advocatício quando sindicato atua como substituto processual de trabalhador

    Petição Inicial - TRT03 - Ação Inversão do Ônus da Prova - Atsum

    Luiz Mainart, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Processo Trabalhista: 7 coisas que você precisa saber antes de entrar com um

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Sindicato não pode cobrar honorários advocatícios por assistência jurídica

    Petição Inicial - TRT23 - Ação Reclamação Trabalhista - Atsum - contra Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Advogado do Sindicato cobrou a minha mãe pelos serviços prestados, sendo que retirou o valor sem a comunicação em maio e só foi descoberto no final de novembro. E certo o advogado do sindicato cobrar pelos seus serviços sendo que minha mãe paga o sindicato para isso? continuar lendo