Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Síndico profissional.

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Por Manoel Martins

    As vantagens de um síndico profissional podem ser vistas tanto sob a perspectiva do condomínio como do próprio síndico. Para o condomínio, o síndico profissional representa a oportunidade de contar com um elemento alheio ao e difício, o que permite uma abordagem comercial da relação que se estabelece entre as partes, ou seja, o desempenho do síndico poderá ser cobrado sem constrangimentos por parte do condomínio, pois o profissional está sendo remunerado pela função; sendo o síndico um morador, dificilmente po der-se-á exigir dele um comportamento equivalente ao de um empregado de uma empresa.

    Por outro lado, o síndico profissional atua sob determinadas condições de horário e dias de trabalho, evitando-se, desta maneira, no caso do síndico residente, que moradores o procurem independentemente de horário, comprometendo sua privacidade.

    Para o profissional que se dispõe a atuar como síndico, sem dúvida, esta é uma oportunidade de trabalho que se abre em meio ao universo condominial em praticamente todas as regiões do país.

    Contudo, para atuar neste segmento, é necessário que o pretendente reúna alguns pré-re quisitos tais como, ter conhecimentos razoáveis da realidade do diaadia dos condomínios, no que se refere aos seus equipamentos, instalações e sistemas básicos, como elevadores, piscinas, quadras, salões de jogos, portões automáticos, sistema de segurança, fornecimento de água, energia, telefonia, manutenção predial etc.

    Requer também, do pretendente, habilidades para relacionar-se de forma adequada com os condôminos, empregados, fornecedores, administradora e prestadores de serviços em geral, além de facilidade para conduzir assembleias e mostrar clareza nos seus atos.

    Do síndico profissional exige-se também um conhecimento acima da média, de questões trabalhistas, da le gislação que se aplica aos condomínios, como o Novo Código Civil, do Regulamento Interno e da Convenção do Condomínio, da Lei do Inquilinato, entre ou tros instrumentos legais.

    Fundamental também é o senso de responsabilidade e organização do profissional, para que os assuntos do condomínio sejam tratados com objetividade e comprometimento, particularmente naquilo que se refere à administração financeira do condomínio. O síndico profissional precisa estar permanentemente afeto aos desembolsos (que não são poucos) e à arrecadação da receita, gerindo com eficácia o fluxo de caixa, a fim de evitar sobressaltos na taxa mensal.

    Entretanto, o trabalho do síndico profissional, por mais competente que seja, estará comprometido, caso algumas condições ideais não estejam presentes no conjunto de sua admi nistração.

    Assim é que, por não conseguir desempenhar sozinho suas atividades, o síndico profissional irá requerer complementaridade por parte de um zelador plenamente capacitado para o cargo, preferencialmente residente no condomínio, uma administradora competente e séria, que de fato ofereça uma assessoria completa ao síndico, além de um conselho fiscal ou consultivo atuante e comprometido com o condomínio.

    Não é demais ressaltar que o síndico, seja ele profissional externo ou condômino residente, é, na verdade, um misto de várias competências e conhecimentos, o que torna a atividade estressante, por conta das dife rentes demandas.

    Manoel Martins de Oliveira Filho, Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP de São Paulo.

    Fonte: Artigo disponibilizado no site: http://cadeosindico.com.br

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações300
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindico-profissional/2828179

    Informações relacionadas

    Cesar Augusto Machado, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Diferença entre Rescisão, Resolução, Resilição e Distrato contratual

    JurisWay
    Notíciashá 13 anos

    Síndico profissional.

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-89.2018.8.19.0001

    Sérgio Pontes , Advogado
    Artigoshá 6 anos

    As responsabilidades do síndico em condomínio edilício

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção II. Da Administração do Condomínio

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)