Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    SJMG: Juízo da 1ª Vara Federal de Montes Claros/MG afasta responsabilidade civil estatal por alegada demora na solução de processo judicial

    O Juízo da 1ª Vara da Subseção de Montes Claros/MG proferiu sentença, no dia 2 de fevereiro de 2020, em ação ajuizada contra a União e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), afastando a configuração de dano moral por alegada demora na solução de processo judicial, cujos autos foram extraviados. Consta dos autos que o caminhão da ECT que transportava o malote com os autos do processo que moviam contra o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) foi abordado por dois indivíduos armados, tendo eles levado o caminhão e o que estava contido nele.

    Sustentou a parte requerente que, quando os autos foram extraviados, encontravam-se prestes a receber a última decisão em grau de recurso, após dezoito anos de tramitação, e, em decorrência de tal fato, foi frustrado o seu direito à resolução do litígio em tempo razoável, o que lhe causou problemas financeiros e de saúde.

    Na sentença, o juiz federal substituto Leônder Magalhães da Silva entendeu que, embora a “razoável duração” do processo seja garantia fundamental prevista no art. , LXXVIII da CF/88, não se pode dizer que a demora na solução judicial de um conflito configure dano moral in re ipsa (dano moral presumido).

    Leia a íntegra da matéria clicando aqui.

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3241
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sjmg-juizo-da-1a-vara-federal-de-montes-claros-mg-afasta-responsabilidade-civil-estatal-por-alegada-demora-na-solucao-de-processo-judicial/818741577

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)