Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Solução para o abandono infantil motiva Comissão do Direito à Adoção

    há 8 anos

    O abandono infantil, com a consequente busca de um lar para as vítimas, é um dos problemas mais urgentes em todo o mundo. Dependendo da organização internacional consultada, há diferença entre os números de crianças abandonas ou órfãs ao redor do planeta, mas em todos os casos as estimativas estão acima da marca de 100 milhões. No caso da Organização das Nações Unidas, a projeção cita 150 milhões.

    Ao olhar para o Brasil, o presidente da Comissão de Direito à Adoção da OAB SP lamenta: são mais de sessenta mil crianças afastadas da família e uma lista de seis mil a espera de adoção, número que não cai apesar de haver trinta mil famílias interessadas em adotar. “O sujeito de direito, no instituto da adoção, é a criança, que é o nosso cliente último e não as pessoas adultas que chegam aos nossos escritórios querendo adotar”, disse Antônio Carlos Berlini, durante a solenidade de posse do grupo de trabalho que preside ao lado de Osvaldo Arvate Júnior (vice-presidente) e Katia Shimizu de Castro (secretária).

    “O que norteia nossa atividade profissional é o amor incondicional ao ser humano, o amor incondicional ao próximo. Esse mesmo norte vale para o instituto da adoção, tema desta Comissão, um dos mais importantes”, cravou Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP. Também diretor responsável pelas Comissões da OAB SP, ele revelou satisfação em verificar o real compromisso dos membros de Comissões com as causas que defendem.


    A Comissão de Direito à Adoção tem como membros efetivos: Antonio Augusto Guimarães de Souza, Cassia Patricia Garcia de Toledo Rodrigues, Denise Cristina Ribeira, Eli Alves da Silva, Esther Bueno Soares, Fábio Aliandro Tancredi, Francesco Maurizio Bonardo, Hélio Ferraz de Oliveira, Karina de Lara Lima, Karina Gonçalves da Silva, Katia Regina Rodrigues dos Santos Brum, Lilianne Yuki Gallo Alves da Silva, Pedro Carvalhães Cherto, Renata do Val e Rodrigo Arantes Cavalcante.Para articular ações em todo o Estado de São Paulo, a Comissão também conta com membros efetivos regionais: Audrey Rodrigues de Oliveira, Carla Cristina Chiappim, Eunice Ferreira Rodrigues Granato, Indalécio Alves, Janice Machado Romanelli Vaqueiro, Lenora Thais Steffen Todt Panzetti, Mônica Cristina Aparecida Lima Molica Silva, Rosana Ribeiro da Silva e Sérgio Dalaneze.
    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solucao-para-o-abandono-infantil-motiva-comissao-do-direito-a-adocao/350181643

    Informações relacionadas

    Advogado não deve gravar audiência de conciliação, diz TED da OAB-SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)