Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STF - 1ª Turma nega recurso de BH sobre fixação de subsídios de prefeito e vice

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade dos votos, negou provimento a Recurso Extraordinário (RE 434278) interposto pelo município de Belo Horizonte. O processo diz respeito a uma resolução da Câmara Municipal que vinculou os subsídios do prefeito e do vice-prefeito à remuneração dos deputados da Assembleia Legislativa.

    De acordo com o ministro Março Aurélio, relator do RE, a Constituição Federal é expressa ao determinar que subsídios de prefeito e vice-prefeito, bem como de secretários municipais, serão estabelecidos por lei de iniciativa da Câmara Municipal (artigo 29, inciso V, CF). “O recurso não está a merecer provimento”, entendeu.

    Para ele, “em vez de ocorrer a fixação preconizada pela Carta da Republica veio a Câmara Municipal a adotar critério flexível, remetendo a remuneração dos integrantes da Assembleia Legislativa”. Em síntese, segundo o relator, a fixação de subsídios estabelecida pela Câmara Municipal, “abandonou a regra definida no Diploma Maior para seguir outra que tornaria o que percebido por prefeito e vice-prefeito variável conforme a totalidade do que fosse percebido por deputado estadual”.

    O ministro Março Aurélio considerou que a vinculação implementada pelo ato da Câmara Municipal conflita com a Constituição Federal. “Abriu mesmo a possibilidade de haver variação, mês a mês, consoante com o que percebido no todo - e a isso remete o vocábulo “remuneração” - por este ou aquele deputado. Sequer haveria um paradigma específico”, disse.

    Processos relacionados: RE 434278

    Fonte: Supremo Tribunal Federal

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-1-turma-nega-recurso-de-bh-sobre-fixacao-de-subsidios-de-prefeito-e-vice/3148966

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)