Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STF decidirá se é constitucional a tributação mais gravosa dos rendimentos da inatividade (aposentadorias e pensões) auferidos por brasileiros residentes no exterior

    há 3 anos

    A Corte Suprema, por unanimidade, entendeu pela existência de repercussão geral da controvérsia jurídica referente à tributação majorada dos aposentados e pensionistas brasileiros residentes no exterior.

    Os rendimentos de aposentadoria e pensão pagos por fontes situadas no País e percebidos por pessoas físicas residentes no exterior são tributados pelo Imposto de Renda exclusivamente na fonte.

    O art. da Lei nº 9.779/99, com a redação dada pela Lei nº 13.315/16, estabelece um regime específico para fins de tributação pelo Imposto de Renda desses rendimentos da inatividade, independentemente do País de residência, o qual desconsidera a tabela progressiva mensal da Lei nº 11.482/07, a que se sujeitam os brasileiros residentes no Brasil.

    Trata-se de tributação mais gravosa, consistente na retenção sobre a integralidade do benefício previdenciário, com a desconsideração da faixa de isenção e mediante a aplicação da alíquota fixa e majorada de 25%.

    São inúmeros os precedentes judiciais no sentido da inconstitucionalidade desse regime, por contrariedade aos princípios tributários da isonomia, da capacidade contributiva, da progressividade e da não confiscatoriedade.

    O posicionamento pela existência de repercussão geral pautou-se na justificativa de que se trata de matéria constitucional.

    A discussão está formalizada no Tema 1.174 do Supremo Tribunal Federal e será julgada no âmbito do Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.327.491.

    • Sobre o autorLucianne Coimbra Klein, Consultora e Advogada Tributário e Cível
    • Publicações91
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decidira-se-e-constitucional-a-tributacao-mais-gravosa-dos-rendimentos-da-inatividade-aposentadorias-e-pensoes-auferidos-por-brasileiros-residentes-no-exterior/1301929613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)