Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    STF reconhece repercussão geral em processo que discute a validade da penhora de bens da extinta RFFSA antes da sucessão para União

    há 13 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a repercussão geral do processo que discute penhora de bens da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), antes da sucessão para União, para o pagamento de dívidas trabalhistas.

    Na ação, a Procuradoria-Geral da União (PGU), por meio da atuação do Departamento Trabalhista da unidade, questiona a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que considerou válida a penhora de R$ 61 mil para quitação de débito trabalhista pela RFFSA, em fevereiro de 2006. A sucessão da Rede Ferroviária Federal pela União ocorreu em janeiro de 2007 e, dessa forma, a penhora recairia sobre bens públicos.

    A AGU alega que o artigo 100 da Constituição Federal estabelece que as dívidas da União provenientes de sentença judiciária serão efetuadas através de precatórios, em ordem cronológica.

    De acordo com a PGU, a lei que determinou que União assumisse as obrigações da extinta RFFSA surgiu durante o trâmite do processo e por isso o pagamento deverá ser efetuado através de precatório.

    A repercussão geral permite ao STF selecionar processos de acordo com questões de relevância jurídica, econômica, social ou política. A decisão foi tomada através do plenário virtual e será encaminhada para julgamento do mérito pelo Plenário da Suprema Corte.

    O ministro relator do processo, Gilmar Mendes, concluiu que a ação é de questão constitucional e apresenta relevância do ponto de vista jurídico e econômico, "já que a penhora sobre créditos da União tem alcançado cifras milionárias, e ultrapassa os interesses subjetivos da causa".

    Ref.: Agravo de Instrumento nº 812687 - STF

    A PGU é uma unidade da AGU.

    Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-reconhece-repercussao-geral-em-processo-que-discute-a-validade-da-penhora-de-bens-da-extinta-rffsa-antes-da-sucessao-para-uniao/2536367

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)