Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STF revoga preventiva mantida pelo juiz depois do réu condenado em regime aberto

    Publicado por Correio Forense
    há 7 anos

    A 2ª turma do STF, por votação unânime, concedeu ordem de HC para revogar a prisão preventiva de paciente e determinar a sua imediata soltura.

    O relator, ministro Lewandowski (foto), explicou o caso: o juiz deferiu a preventiva tendo em conta o fato de já ter sido o homem condenado por delito a pena restritiva de direitos mas em regime aberto. Sobreveio a sentença condenatória e o juiz manteve a prisão preventiva dizendo que o sentenciando deveria continuar preso porque assim permaneceu durante toda a instrução do processo e porque presentes os motivos que determinaram sua segregação.

    Acontece, porém, que o ministro Lewandowski constatou “flagrante contradição” na prisão, qual seja: apesar de permitir que o sentenciante cumpra a pena inicial em regime semiaberto, determinou que ele permaneça enclausurado cautelarmente sem ao menos apontar fundamento diverso do decreto de prisão originário.

    O juízo sentenciante poderá fixar outras medidas cautelares previstas no art. 319 do CPP, caso entenda necessário. A decisão no HC foi unânime.

    Processo relacionado: HC 138.122

    STF/MIGALHAS

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-revoga-preventiva-mantida-pelo-juiz-depois-do-reu-condenado-em-regime-aberto/460690866

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)