Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

STF vai julgar em 20 de Abril a revisão Do FGTS.

Ação deve beneficiar trabalhadores que já deram entrada de pedido na justiça.

Publicado por Thiago Pires
ano passado

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em 20 de abril deste ano, uma ação que pode alterar a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que atualmente é feita pela Taxa Referencial (TR). A ação pede a mudança do índice de correção para um índice de inflação medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é de que a decisão do STF seja favorável aos trabalhadores, seguindo decisões recentes que substituíram a TR por um índice de inflação em casos relacionados a precatórios e dívidas trabalhistas.

A revisão do FGTS é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.090/2014, que pede a mudança do índice de correção monetária utilizado. A Caixa Econômica Federal utiliza a TR para corrigir os valores do FGTS, mas a taxa está zerada desde 1999. Isso tem prejudicado os trabalhadores, já que a correção não acompanha a inflação, e o saldo do FGTS pode ser utilizado pelo governo para financiar obras de infraestrutura e saneamento básico.

Caso o STF decida a favor dos trabalhadores, apenas quem entrou com ação na Justiça para revisar o FGTS será beneficiado. Todos os anos, deve haver correção monetária no saldo do FGTS para compensar o dinheiro utilizado pelo governo. A ADI 5.090/2014 pede a substituição da TR por outro índice que possa acompanhar a inflação, como o IPCA ou o INPC.

Todo trabalhador que exerceu atividade com carteira assinada após 1999 tem direito à revisão do FGTS, mesmo que já tenha sacado todo o saldo da conta. Enquanto o dinheiro estava no FGTS, o montante deveria ter sido corrigido, o que não aconteceu devido à TR estar zerada. Por isso, a revisão do FGTS é uma medida importante para garantir que os trabalhadores recebam um valor justo pelo seu saldo acumulado no fundo.

Para mais informações, fale com um Advogado especialista em direito do trabalho.

QUERO FALAR COM UM ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO DO TRABALHO!

  • Publicações28
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-vai-julgar-em-20-de-abril-a-revisao-do-fgts/1770172030

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)