Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

STJ decide que recurso adesivo é garantido mesmo após a renúncia ao prazo recursal principal

Publicado por Maira Tomasoni
há 5 meses

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a validade de recurso adesivo após a renúncia ao prazo recursal.

O caso chegou ao STJ após o Tribunal de Justiça do Paraná não reconhecer recurso adesivo interposto após a renúncia ao prazo recursal principal, alegando que a atitude representava concordância com a sentença e, portanto, inviabilizava recurso posterior.

Contudo, o relator do caso, ministro Marco Aurélio Bellizze, explicou que a renúncia expressa ao prazo para interposição do recurso principal não pode ser automaticamente estendida ao prazo do recurso adesivo. O recurso adesivo pressupõe uma conformação inicial à decisão judicial e só pode ser apresentado após a intimação para contrarrazões ao recurso da parte contrária.

O Ministro ressaltou que a renúncia ao prazo recursal e a desistência do recurso são distintas, já que a desistência pressupõe a interposição do recurso, enquanto a renúncia pode ser considerada como o ato pelo qual a parte manifesta a intenção de não interpor recurso. O ministro destacou que, no caso concreto, a renúncia expressa foi direcionada exclusivamente ao prazo do recurso principal, e não seria possível estender essa renúncia ao prazo do recurso adesivo por interpretação extensiva.

A decisão da 3ª Turma do STJ busca preservar a natureza e os requisitos específicos do recurso adesivo, que é interposto após a manifestação da parte contrária em recorrer, incentivando a parte parcialmente vencida a aceitar o provimento jurisdicional e recorrer somente quando necessário.

  • Publicações4
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-recurso-adesivo-e-garantido-mesmo-apos-a-renuncia-ao-prazo-recursal-principal/2105109761

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça aprova súmula sobre controle jurisdicional do processo administrativo disciplinar

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ: O juiz não pode desconsiderar a cronologia das etapas da valoração das provas, sob pena de facilitar a inversão do ônus da prova no caso concreto

Sofia Jacob , Advogado
Notíciashá 5 meses

Decisão do STJ: Banco do Brasil está proibido de cobrar taxas em remessas de pensão alimentícia para o exterior

BLOG Anna Cavalcante, Advogado
Notíciashá 5 meses

[Resumo] Informativo STF 1120

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ decidiu que: o galpão destinado para atividades comerciais não se enquadra no conceito de domicílio, ainda que por extensão.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)