Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ diz que advogado paga multa se não avisar cliente da condenação

    há 17 anos

    Campo Grande - O advogado que não avisar um cliente sobre uma condenação e isto implicar em multa à empresa condenada, esta pode repassar o prejuízo financeiro ao seu representante jurídico. Essa foi a interpretação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao definir que independe de intimação pessoal a contagem do prazo de 15 dias para pagamento de condenação de quantia certa, após o que será acrescida a multa de 10% prevista no Código de Processo Civil (CPC, artigo 475-J).

    Conforme divulgou hoje (20) o site do STJ, o tema chegou pela primeira vez àquela Corte e foi julgado na Terceira Turma, sob relatoria do ministro Humberto Gomes de Barros. Os ministros determinaram que o termo inicial dos 15 dias previstos na lei deve ser o trânsito em julgado da sentença. Passado o prazo, independentemente de uma nova intimação do advogado ou do devedor pra a cumprir a obrigação, incide a multa de 10% sobre o valor da condenação.

    Em seu voto, o ministro relator afirmou: “O bom patrono deve adiantar-se à intimação formal, prevenindo seu constituinte para que se prepare e fique em condições de cumprir a condenação”. E acrescentou: “Se, por desleixo, omite-se em informar seu constituinte e o expõe à multa, ele (o advogado) deve responder por tal prejuízo”.

    A interpretação do STJ foi externada no julgamento de recurso da Companhia Estadual de Distribuição de Energia (CEEE-D), do Rio Grande do Sul, que pretendia a reforma de uma decisao do Tribunal de Justiça gaúcho que confirmou a aplicação da multa de 10%, prevista no CPC, sobre o total devido a um grupo de agricultores de Canguçu (RS) em uma ação de cobrança. Depois de julgada a ação de cobrança, o valor devido pela empresa foi calculado em R$ 32.236,00. A guia para pagamento foi recebida pela CEEE-D em 22 de agosto do ano passado. Porém, o pagamento ocorreu dezessete dias depois da ciência do valor a que foi condenada, dois dias depois do prazo estabelecido por lei. A empresa recorreu sobre a multa ao TJRS e depois ao STJ cuja interpretação serve agora de paradigma para os demais tribunais.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações249
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-diz-que-advogado-paga-multa-se-nao-avisar-cliente-da-condenacao/1641191

    Informações relacionadas

    Mariah Prado, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de divórcio c/c alimentos e guarda pedido pelo pai desempregado

    Willams Melo , Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Declaração de Hipossuficiência Econômica

    RENATA DANTAS, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Recurso eleitoral: prestação de contas em campanha

    Artigoshá 7 anos

    Integrações e reflexos das principais parcelas trabalhistas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)