Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STJ nega pedido de prescrição para dívida de estudante

    Publicado por Última Instância
    há 13 anos

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso de um aluno contra a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, que questionava a cobrança da dívida e o contrato entre as partes.

    O aluno ajuizou ação anulatória de protesto e inexigibilidade de débito cumulada com danos morais, contra a PUC. Na ação, o aluno argumentou que, em novembro de 2003, foram levadas a protesto notas promissórias, como forma de coação e constrangimento, violando o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.

    Sustentou ainda que, devido a dificuldades financeiras e ao elevado custo do ensino, foi obrigado a assinar as promissórias referentes a débitos de mensalidades em atraso, sob pena de não poder efetuar a renovação de matrícula.

    O estudante afirmou ainda que não ocorreu novação, já que não houve contrato formalmente assinado pelas partes e que o protesto foi realizado intempestivamente, pois, nos termos do artigo 28 do Decreto 2.044/08, deve ser ef...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nega-pedido-de-prescricao-para-divida-de-estudante/2931627

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Contestação Cível

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção III. Do Indeferimento da Petição Inicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)