Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

STJ: regressão cautelar do regime prisional independe da oitiva do apenado

Publicado por Lucas Cotta de Ramos
ano passado

You are currently viewing STJ regresso cautelar do regime prisional independe da oitiva do apenado

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que evidenciando-se a prática de falta grave, é perfeitamente cabível a regressão cautelar do regime prisional pelo Juiz das Execuções, sem a exigência da oitiva prévia do condenado, necessária apenas na regressão definitiva ao regime mais severo.

EMENTA:

PENAL E PROCESSUAL PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. EXECUÇÃO PENAL. FALTA GRAVE. DESCUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DO REGIME ABERTO. REGRESSÃO CAUTELAR. POSSIBILIDADE. 1. É certo que, de acordo com a jurisprudência desta Corte, “evidenciando-se a prática de falta grave, é perfeitamente cabível a regressão cautelar do regime prisional pelo Juiz das Execuções, sem a exigência da oitiva prévia do condenado, necessária apenas na regressão definitiva ao regime mais severo” ( HC n. 455.461/PR, relatora Ministra LAURITA VAZ, SEXTA TURMA, julgado em 13/12/2018, DJe 4/2/2019). 2. Na hipótese, o agravante teria, supostamente, praticado falta grave, uma vez que descumpriu as condições do regime aberto, o que, de fato, enseja a regressão cautelar do regime prisional. 3. Agravo regimental desprovido. ( AgRg no HC 632.398/SP, Rel. Ministro ANTONIO SALDANHA PALHEIRO, SEXTA TURMA, julgado em 23/03/2021, DJe 30/03/2021).


Link deste post no meu site:

https://lucascotta.com.br/stj-regressao-cautelar-do-regime-prisional-independe-da-oitiva-do-apenado/


▶️ Confira meu curso sobre Ciências Criminais.

🌎 Acesse o meu site e fique por dentro do mundo do Direito.

🔗 Siga o meu perfil no Instagram, interaja comigo e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que leciono.

⬇️ Entre na minha lista de transmissão no Telegram.

📧 Assine minha newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.

📒 Veja os livros que recomendo.

💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.


Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.


TAGS: EXECUÇÃO, EXECUÇÃO PENAL, FALTA GRAVE, OITIVA APENADO, REGIME MAIS SEVERO, REGIME PRISIONAL, REGRESSÃO, REGRESSÃO CAUTELAR DO REGIME PRISIONAL, REGRESSÃO DE REGIME, REGRESSÃO DO REGIME PRISIONAL, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

  • Publicações376
  • Seguidores261
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-regressao-cautelar-do-regime-prisional-independe-da-oitiva-do-apenado/1742767522

Informações relacionadas

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciasano passado

Liberação de veículo apreendido por transporte irregular intermunicipal não depende do pagamento de multas

Lucas Cotta de Ramos, Advogado
Notíciasano passado

STJ: crime de incêndio exige perícia para comprovar a materialidade

Petição Inicial - TJMT - Ação Regressão de Regime - Habeas Corpus Criminal - contra Juízo da Vara Única da Comarca de Guarantã do Norte

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Regressão cautelar de regime

Petição Inicial - TJRJ - Ação Habeas Corpus - Cabimento - Habeas Corpus Criminal - contra Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)