Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sujeito Ativo do ICMS Incidente sobre Mercadoria Importada é o Estado de Domicílio do Destinatário Legal da Operação que deu causa à Circulação da Mercadoria

    Publicado por Lissandro N Zamana
    há 4 anos

    O art. 155, inciso II da Constituição Federal diz ser competência dos Estados e do Distrito Federal instituir imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior, o ICMS.

    A alínea a, do inciso IX, do parágrafo 2º do mesmo art. 155 reza que o ICMS incidirá também sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior, por pessoa física ou jurídica, ainda que não seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade, assim como sobre o serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço.

    A parte final do dispositivo legal em comento rendia muito debate e interpretações distintas entre Tribunais e autoridades fiscais, acerca do sujeito ativo do imposto nos casos de importação por conta e ordem de terceiro e importação por encomenda.

    O julgamento foi realizado pelo Plenário Virtual da Corte, sob o rito da repercussão geral, e fixou a seguinte tese:

    “Tema 520 – O sujeito ativo da obrigação tributária de ICMS incidente sobre mercadoria importada é o Estado-membro no qual está domiciliado ou estabelecido o destinatário legal da operação que deu causa à circulação da mercadoria, com a transferência de domínio.”

    Relator do caso, o Ministro Luiz Edson Fachin apontou que a tese proposta abarca as três hipóteses mais comuns de importação.

    Na importação direta, realizada por uma destinatária que utilizará o bem importado em sua cadeia produtiva, o desembaraço aduaneiro e o destino são os mesmos, então não há discussão.

    Se a importação é por conta e ordem de terceiro, a empresa adquirente é quem realiza a transação comercial de compra e venda da mercadoria no exterior, em seu nome e com recursos próprios, e contrata a empresa importadora para promover o despacho aduaneiro de importação.

    Nesses casos, o Estado em que se localiza quem fica com o produto é que vai receber o ICMS, ou seja, o imposto deverá ser recolhido no Estado onde está a sede da empresa que adquiriu o bem.

    Nas hipóteses de importação por encomenda, em que a pessoa jurídica importadora é contratada para promover, em seu nome e com recursos próprios, o despacho aduaneiro de importação de mercadoria estrangeira por ela adquirida no exterior para revenda a encomendante predeterminado, o imposto incide no Estado em que se localiza a empresa contratada para promover a importação.

    A decisão proferida traz segurança jurídica ao contribuinte e representa um importante passo na mitigação dos riscos atrelados às operações de comércio exterior, ao extirpar a incerteza sobre o ente tributante competente para cobrança do ICMS incidente sobre a importação.

    Lissandro Nogueira Zamana

    OAB/SP n.º 329.587

    Coordenador da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB subseção Bragança Paulista/SP

    • Publicações20
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sujeito-ativo-do-icms-incidente-sobre-mercadoria-importada-e-o-estado-de-domicilio-do-destinatario-legal-da-operacao-que-deu-causa-a-circulacao-da-mercadoria/901247068

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)