Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sumula vinculante

    há 9 anos

    A Emenda Constitucional nº 45/2004, introduziu no texto constitucional o art. 103-A, criando a súmula vinculante.

    Determina a Constituição Federal, nesse mesmo art. 103-A, que o Supremo Tribunal federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante, em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública, direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

    A súmula, mencionada no art. 103-A, da Constituição, é a chamada súmula vinculante, que, em outras palavras, é aquele entendimento reiterado dos membros da Suprema Corte, em matéria constitucional, que após aprovada por 2/3 dos dos seus membros, torna-se obrigatório o seu cumprimento por todos os órgãos do Poder Judiciário e pela administração pública, direta ou indireta.

    A Constituição também informa que a súmula terá por objetivo validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.

    Determina, ainda, a Lei Maior, que sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelação de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade, indicados no art. 103 da Carta Magna.

    Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem aplicação da súmula, conforme o caso.

    Tags: Constituição FederalEmenda Constitucionalsumula vinculante
    Warning: getimagesize (/home/ababrasil/public_html/~ababr/wp-content/uploads/2015/02/1017-300x225.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/ababrasil/public_html/wp-content/themes/goodnews5/framework/functions/vthumb.php on line 52
    • Publicações329
    • Seguidores80
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-vinculante/315800769

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Por que 11 pessoas ou, somente dois terços (maioria qualificada), podem, após reiteradas decisões que também não foram unânimes, sobre matéria constitucional, aprovar súmula vinculante? continuar lendo