Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Superação: com sede de vencer na vida, Yuri se entregou aos estudos

Ao final descubra o segredo de seu sucesso

há 9 anos

Com sede de vencer na vida Yuri se entregou aos estudos

“Para passar no concurso público, na minha opinião, foram decisivos a determinação, a vontade e o desejo de melhoria de vida daquele menino nascido e criado na comunidade, onde viu vários amigos da época se envolverem com drogas.” Nascido e criado no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Yuri Rosário Duarte sempre estudou em escolas públicas e conviveu com a violência de perto. Apesar de todas as dificuldades, Yuri nunca deixou de estudar. Via nos livros a possibilidade de uma vida melhor. Décadas depois, se formou em Ciências Contábeis pela UFRJ e em Direito pela Faculdade Gama e Souza. Hoje, aquele garoto estudioso e esforçado é um homem, de 40 anos, casado e analista de Planejamento e Orçamento da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Ao saber que fui aprovado no concurso, a minha reação foi de concretização de um sonho de um menino da favela que tinha tudo para dar errado, mas buscou nos estudos e nos seus objetivos melhorias.”

O currículo de Yuri é digno de gente grande. Além de formação em duas áreas completamente diferentes, também tem na conta curso técnico, além de muitas experiências: estágios e trabalhos, resultados de uma entrada precoce no mercado de trabalho. “Cursei técnico em Contabilidade pelo Senac, e sempre estudei em escolas municipais e estaduais. Fui servidor, de nível médio, do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro por 15 anos, onde exerci o cargo de confiança de gerente financeiro por sete anos. Atualmente, sou analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda carioca, lotado, hoje, na Secretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar, onde exerci o cargo de confiança de gerente de orçamento e, atualmente, exerço a função de diretor administrativo. Inicialmente, como técnico, estagiei na Rede Ferroviária Federal e no Grupo SUR Elevadores.”

De família pobre, a vida de Yuri nunca foi fácil. Além de estudar para se preparar para os concursos, trabalhava. O tempo era curto, 24 horas não estava sendo o suficiente para ele. Porém, quando o homem tem força de vontade, há solução para tudo. “Fiz dois cursos na época para preparação de concursos, a Degrau Cultural e a Academia do Concurso. Posteriormente, preferi investir nas compras de livros, em sua grande maioria em sebos. Como já trabalhava na época, e na falta de tempo, buscava estudar nos transportes, ou seja, nas barcas e no ônibus, além do final de semana. Durante a semana, buscava estudar, no mínimo, três horas por dia, abdicando de alguns eventos em família e amigos, mas sempre conciliando, se possível.”

Conheça o livro com dicas e estratégias que o Ex-Defensor Público Gerson Aragão disponibilizou gratuitamente. Clique aqui.

Yuri é pai de dois filhos. Em tempos de crise econômica, ser pai significa muitos gastos: escola, comida, cursos, livros, remédios e plano de saúde, entre outros. Segundo ele, a estabilidade de vida proporcionada pela esfera pública foi o maior atrativo, até para ele ter condições de dar uma educação aos seus filhos que não teve na infância. “A escolha da carreira pública foi motivada pela estabilidade financeira e profissional e oportunidades iguais a todos, inclusive para pessoas como eu, pobre, criado em uma comunidade e sem muitas chances de prosperidade. Abracei os concursos como uma via de sucesso na carreira. O que me levou a realizar o concurso para o atual cargo que exerço foi a matéria prevista no edital estar muito próxima de Contabilidade Pública e Orçamento Público, conteúdos que me apaixonei na graduação, além de ser um cargo de nível superior. O certame foi em 2008. Fui convocado no ano seguinte.”

Yuri Rosário Duarte: um caso de superação - 1% de inspiração e 99% de transpiração. Mais suor do que qualquer outra coisa. Uma lição de vida para os que estão começando a embarcar na viagem que é passar em um concurso público. “A receita é simples. É como fazer bolo de chocolate. Não tem segredo.” Uma frase motivacional de quem já sofreu, chorou, mas, no final, sorriu e realizou um sonho de infância, para os concurseiros. “Para os candidatos que estão buscando o serviço público, não podemos desistir nos tropeços. Temos que lembrar que ao ingressar nos estudos para a carreira pública, entramos no final de uma fila de conhecimentos, onde pessoas com mais tempo já se encontram próximo da aprovação. O processo de aprovação geralmente é longo e exige, além de muito estudo, disciplina, foco e vontade de vencer na vida. Que os candidatos que estão começando agora, com muita dedicação e perseverança, cheguem no início dessa fila e consigam a aprovação.”

Fonte: Folha Dirigida (Gustavo Cavalcante)

Você deseja ser aprovado em concurso público, mas se sente perdido e não sabe nem por onde começar? O Ex-Defensor Público Gerson Aragão disponibilizou gratuitamente seu livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.

  • Sobre o autorAcredita na Tríade da Aprovação
  • Publicações85
  • Seguidores510
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1455
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superacao-com-sede-de-vencer-na-vida-yuri-se-entregou-aos-estudos/236706315

Informações relacionadas

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

"Venci", diz Ex-Catadora de Latinhas que passou em Concurso

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 9 anos

Ex-borracheiro estuda com 200 kg de resumos por 4 anos e vira juiz no DF

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 10 anos

As táticas de estudo de 8 concurseiros aprovados em 1º lugar

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

Concurseiros passam quase 20h/dia estudando e dão dicas de como se preparar para provas

Uorlei Lima Silva, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Instrumento Particular de Doação de Bem Imóvel com Reserva de Usufruto

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)