Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Superendividamento

Resumo da notícia

Superendividado? Venha conhecer a ação de repactuação de dívidas!

A parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano. A taxa é a mesma observada no mês anterior, mas está acima dos 77,7% de abril de 2022.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O superendividamento tira o sono das famílias, que inúmeras vezes recorrem-se do crédito para necessidades básicas familiares, está realidade acaba por se tornar insustentável em curto prazo, visto que maiores obrigações são assumidas pelo consumidor para sua própria subsistência.

Como garantir a dignidade da pessoa humana e o mínimo existencial do consumidor que é a parte vulnerável na relação de consumo?

Como resposta ao questionamento acima, foi aprovada em 2021 a lei do superendividamento, que alterou o código de defesa do consumidor e visa a repactuação judicial de dívidas de consumidores superendividados.

As medidas de combate ao superendividamento antes da vigência da lei já eram levadas ao judiciário na fase pré-processual, momento em que os Centros de Mediação auxiliavam os consumidores com a repactuação de dívidas.

Importante ainda mencionar a limitação de descontos em folha no importe de 30% dos rendimentos em caso de empréstimos consignados é pacificado pelo judiciário.

No entanto as medidas anteriormente mencionadas não garantiam a solvência na integralidade do consumidor, o que deu ensejo a aprovação da lei.

Em suma a alteração do Código de Defesa do Consumidor, instituída pela Lei 14.181/2021 prevê a realização de procedimento legal, em que todos os credores do consumidor endividado serão chamados para repactuar as dívidas frente a plano apresentado pelo consumidor para pagamento dos débitos com prazo de parcelamento em até cinco anos, o equivalente a 60 meses.

Não são incluídas nas ações de superendividamento as dívidas de financiamento imobiliário, contratos assumidos pelo consumidor sem a intenção de quitá-los e contratos com garantia real (carro alienado por exemplo).

Neste procedimento, o não comparecimento injustificado de qualquer dos credores importará na suspensão de exigibilidade do débito e interrupção de encargos de mora, podendo ser o crédito obrigado a aceitar o plano proposto pelo consumidor.

Se ainda sim, o credor apresentar resistência ao plano, poderá o juiz instaurar ação de superendividamento momento em todos os contratos entre as partes serão revisados e repactuados, ficando este credor por ultimo na renegociação.

Este procedimento além de garantir uma renegociação digna aos consumidores, respeitando suas necessidades básicas é um grande avanço a lei consumerista na garantia de direitos dos superendividados visando que essas pessoas não sejam levadas à ruina por suas dívidas.

  • Sobre o autorEscritório de advocacia com atuação em Direito Civil, Família e Digital
  • Publicações25
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superendividamento/2027393518

Informações relacionadas

Lei do Superendividamento

Siqueira Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 meses

Superendividamento - O Que é E Como Enfrentá-lo

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Modelosano passado

[Modelo Inicial] Ação de Repactuação de dívidas (lei de superendividamento) com tutela.

Petição Inicial - TJSP - Ação de Repactuação de Dívidas ( Lei de Superendividamento ) - Procedimento Comum Cível

Roberto Walger, Advogado
Notíciashá 6 meses

3 Direitos do INSS da pessoa que possui visão monocular

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)