Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Suspensão de Reintegração de Posse da Areá da Vila Soma em Sumaré SP

Suspensa Reintegração de posse.

Publicado por Fulgencio Ribeiro
há 8 anos

Foi suspensa a reintegração de posse que deveria ser realizada no dia 147/01/2015, da Vila Soma em Sumaré SP, por recurso interposto pela Defensoria Pública do Estado de SP, no julgamento da AC 4085, o Relator Min. Dias Toffoli, pela presidência, assim decidiu

Isso posto, defiro o pedido liminar, para atribuir efeito suspensivo ao recurso extraordinário, suspendendo os efeitos do acórdão recorrido, até julgamento dessa ação cautelar. Determino, em consequência, a suspensão da ordem de reintegração de posse agendada para 17/1/2016. Comunique-se, com urgência, ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Publique-se.

Máxima vênia ao entendimento do Ministro, o julgamento abre mais um precedente para as inúmeras invasões que reiteradamente conseguem no judiciário uma sobrevida, entretanto não se desconhece e não há nenhuma dúvida de que o Estado brasileiro tem falhado na solução dos problemas sociais, principalmente nos direitos fundamentais da dignidade da pessoa humana, constitucionalmente previstos, em especial os direitos sociais relacionados à saúde, educação, segurança, moradia, entre outros previstos no art. da Constituição Federal.

Contudo, essa mesma constituição que garante a inviolabilidade do direito à vida (para falar de um dos fundamentos do recurso utilizado pela defensoria), também garante o direito à propriedade, como exemplificativamente podemos ver no art. da CF. No caso, certamente estamos diante de direitos garantidos constitucionalmente tanto em favor dos recorridos como dos recorrentes, sendo injusto e muito difícil ao Juiz ter de optar por um em detrimento de outro. Mas uma coisa é certa:

A responsabilidade pela solução dos conflitos sociais como o dos autos, cabe ao Estado, mas primordialmente ao Estado administrador (executivo). E não se pode exigir que o particular seja punido pela omissão desse Estado, que garante os direitos na lei, mas não na realidade material do dia a dia.

Origem: SP - SÃO PAULO

Relator atual: MIN. DIAS TOFFOLI

AUTOR (A/S)(ES): DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROC.(A/S)(ES): DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

RÉU (É)(S): MASSA FALIDA DE SOMA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA

  • Sobre o autorFunc. P. Federal Aposentado. MPF
  • Publicações76
  • Seguidores202
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações812
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-de-reintegracao-de-posse-da-area-da-vila-soma-em-sumare-sp/297209327

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Jurisprudênciahá 18 anos

Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC 4085 RS XXXXX-6

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)