Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

TCE/MG exige qualificação para o Auditores Fiscais dos municípios

Publicado por Gabriela Fernandino
há 2 anos

O Projeto Receitas do TCE/MG exigiu que os municípios fiscalizados oferececem capacitação contínua para os fiscais de tributos e demais servidores alocados na arrecadação tributária.

Segundo o TCE, diante da essencialidade da Administração Tributária reconhecida no art. 37 da CF, os municípios devem sempre ter em mente que a melhoria da arrecadação precisa de programas de capacitação destinada aos agentes da administração tributária, visando ao desempenho de suas atribuições específicas, orientando-os no sentido de obter os resultados desejados pela Administração, estimular o desenvolvimento funcional, criando condições propícias ao constante aperfeiçoamento dos servidores.

A Corte de Contas ainda apontou que o sucesso da arrecadação municipal dependerá, em grande parte do fiscal de tributos, que bem treinado e com recursos de infraestrutura física e de tecnologia da informação adequados, será capaz de fiscalizar o cumprimento da legislação tributária, constituir o crédito tributário, controlar a arrecadação de tributos, efetuar o controle de bens, mercadorias e serviços, analisar processos administrativos fiscais, organizar o sistema de informações cadastrais, realizar diligências e atender o contribuinte.

Veja a conclusão do TCE sobre o tópico:

Proposta para Tomada de Decisão

Na execução dos Acompanhamentos foi proposto aos municípios a criação e execução de programas de capacitação continuada destinados aos agentes das administrações tributárias, visando ao desempenho de suas atribuições específicas, orientando-os no sentido de obter os resultados desejados pelas Administrações, estimulando o desenvolvimento funcional, criando condições propícias ao constante aperfeiçoamento dos servidores.

Foi sugerida a criação de um grupo de servidores que fosse responsável por apresentar às Administrações Municipais eventuais demandas de capacitação, decorrentes de insuficiências técnicas e práticas deparadas no exercício das atividades cotidianas das Administrações Tributárias pelos servidores.

Providências Requeridas

Foi solicitada a apresentação de Planos Anuais de Capacitação, de certificados ou comprovações equivalentes de capacitações com nomes dos servidores, datas e conteúdo dos cursos, assim como as relações de funcionários em efetivo exercício nos órgãos das administrações tributárias.

Aponta o Tribunal que dos 108 (cento e oito) municípios comunicados, somente dois apresentaram um cronograma de educação continuada, além dos certificados de conclusão de cursos realizados entre 2019 e 2021.

Fonte: https://materiais.pautamunicipal.com.br/relatorio-final-projeto-receitas-tce-mg

  • Publicações49
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-mg-exige-qualificacao-para-o-auditores-fiscais-dos-municipios/1608371027

Informações relacionadas

Gabriela Fernandino, Advogado
Notíciashá 5 anos

As 07 principais exigências no Termo de Ajuste de Gestão do TCE

Fernando Albuquerque, Advogado
Modeloshá 6 meses

Recurso contra resultado de prova de títulos

Maira Sibele Santos, Advogado
Modeloshá 3 anos

Manifestação à Contestação (Réplica)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)