Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Junho de 2024

TCE/MG publica o resultado dos questionários tributários municipais

Publicado por Gabriela Fernandino
há 5 anos

No ano de 2017, os municípios mineiros responderam a um questionário, enviado pelo TCE/MG, sobre a legislação e arrecadação dos tributos municipais. Em 2018, foram publicados os resultados da pesquisa e os dados são alarmantes. No que tange COBRANÇA JUDICIAL DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS, comumente denominada Dívida Ativa, o TCE/MG formulou 12 perguntas. As respostas revelam que 77,78% dos municípios não possuem normativas que regulamentem e estabeleçam a rotina de envio dos créditos tributários inscritos em Dívida Ativa para a cobrança judicial.

E ainda, que 82,36% dos municípios não possuem valor mínimo de alçada para ajuizamento das ações de execução fiscal. E que somente 26,10 % dos municípios contam com sistema informatizado que possibilite controlar as ações fiscais ajuizadas, em especial, quanto aos prazos de prescrição.

É latente a necessidade de capacitar os gestores da Dívida Ativa Municipal, tanto os que atuam na esfera administrativa, realizando o saneamento da DA, quanto a Procuradoria Municipal.

Para verificar o resultado completo clique no link: https://www.tce.mg.gov.br/img/Cartilha_Questionario.pdf

  • Publicações49
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-mg-publica-o-resultado-dos-questionarios-tributarios-municipais/729690196

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)