Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TCE recomenda que municípios regulamentem a cobrança da Contribuição de iluminação Pública

    O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) decidiu recomendar aos municípios, a regulamentação imediata da COSIP, que vem a ser a Contribuição de Iluminação Pública, prevista no artigo 149 da Constituição Federal, e que deve ser regulamentada através de lei específica. Após a regulamentação da matéria,os gestores devem executar a cobrança da contribuição e enviar à Corte, a devida escrituração contábil no âmbito da prestação de contas.

    A decisão foi tomada,por unanimidade dos membros da Corte, e ouvido o representante do Ministério Público, na sessão Plenária do dia 31 de janeiro. A Associação de Prefeitos Piauienses (APPM) será notificada da decisão do Tribunal,para que acompanhe a implementação da lei que regulamentar´á a cobrança da COSIP.

    Leia a decisão:

    E confira o artigo da Constituição Federal que criou o tributo

    Art. 149-A Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III. Parágrafo único. É facultada a cobrança da contribuição a que se refere o caput, na fatura de consumo de energia elétrica

    • Publicações555
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações189
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-recomenda-que-municipios-regulamentem-a-cobranca-da-contribuicao-de-iluminacao-publica/100326589

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)