Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Temer explica inviolabilidade de escritórios de advocacia

    Publicado por OAB - Sergipe
    há 16 anos

    O deputado federal Michel Temer desembarcou em Aracaju no final da tarde e foi recepcionado no aeroporto por diretores da OAB/SE. Doutor em Direito Constitucional, o parlamentar está em Aracaju atendendo convite da OAB/SE, como conferencista da VI Conferência Estadual dos Advogados, que está sendo realizada desde quarta-feira no Centro de Convenções.

    À sede da OAB/SE, Temer chegou acompanhado do diretor-tesoureiro da OAB/SE, Sandro Mezarano, do conselheiro Said Schoucair, do ex-presidente do PMDB, Jorge Alberto, e foi recepcionado pelo presidente da entidade, Henri Clay Andrade.

    Aos jornalistas, Temer confessou que apresentou o Projeto de Lei que prevê a inviolabilidade dos escritórios de advocacia com certo constrangimento intelectural uma vez que a medida já é prevista na própria Constituição Federal, em seu artigo 133 . "Se prestássemos atenção à Constituição não precisaria deste projeto de Lei. O Brasil é jurídica e politicamente curioso. Não basta dizer que cocada é feita de coco, tem que dizer que é feita de coco e que o coco vem do coqueiro" , brincou. "Fui procurado pelos advogados e decidi, então, apresentar este projeto", enalteceu.

    O projeto tornou-se Lei sob o número11. 676 /2008, sancionado pela Presidência da República no dia 7 de agosto último. O parlamentar explicou a necessidade de uma Lei específica em função do desrespeito à Constituição uma vez que, ao inspecionar certo cliente de advogado, a Polícia acabava rastreando, nos escritórios de advocacia, outros dados dos advogados, causando enorme prejuízo à atividade advocatícia. "Eles acabavam rastreando até inventários e estes episódios aconteciam com frequência em São Paulo", enalteceu.

    Para Temer, a inviolabilidade dos escritórios de advocacia não blindará maus profissionais. "Quando advogado é integrante do PCC, ele exerce uma atividade delituosa e, enquanto deliquente, deve responder pelo delito. Quando o advogado é deliquente, não há inviolabilidade", considerou.

    • Publicações6004
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temer-explica-inviolabilidade-de-escritorios-de-advocacia/120968

    Informações relacionadas

    Direito de Superfície:

    Julio Martins, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O Banco não aceita minha casa de POSSE como garantia para concessão de Empréstimo. Pode isso?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)