Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Terceira Turma nega HC a acusada de falsidade ideológica

    A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou, por unanimidade, o pedido de habeas corpus em favor de Verônica Gomes, que está sendo processada na 12ª Vara Federal do Ceará pela suposta prática de falsidade ideológica (crime previsto no art. 229 , do Código Penal).

    No dia 22/07/2004, Verônica teria utilizado os documentos da irmã para requerer e obter um passaporte, com o qual viajou para o exterior. A família da ré informou que ela está residindo na Alemanha, entretanto os parentes não souberam informar o local preciso. O pedido de HC tinha como objetivo a declaração da nulidade da citação editalícia da ré e da antecipação da prova testemunhal, nos termos do art. 366, do Código Processual Penal.

    Em seu voto, o desembargador federal Geraldo Apoliano (relator do processo) argumentou que, por estar em local incerto e não sabido, na Alemanha, seria mesmo cabível a citação por edital. Ele ainda afirmou a legalidade da citação por edital da ré e a produção antecipada da prova testemunhal. Acompanharam o voto do relator os desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima (presidente) e Carlos Rêbelo (convocado).

    HC 3361-CE

    • Publicações5789
    • Seguidores907
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceira-turma-nega-hc-a-acusada-de-falsidade-ideologica/335102

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)