Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJ confirma competência privativa do Executivo decidir sobre forma de pagamento

    A Corte do TJMG - Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por unanimidade, confirmou a inconstitucionalidade formal do artigo 1º da Lei 13.722/2000 com redação dada pela Lei 15.081/2004, que autoriza os militares e servidores públicos estaduais a optarem por qual instituição financeira receber suas remunerações. A decisão ocorreu em Incidente de Arguição de Inconstitucionalidade suscitado pela Segunda Câmara Cível no julgamento da Apelação nº 1. .

    A Corte acolheu tese da AGE - Advocacia-Geral do Estado que a norma viola o princípio da Separação de Poderes, uma vez que deveriam ter sido de iniciativa do Poder Executivo e não do legislativo. A AGE expôs que as matérias que tratam sobre organização dos serviços e disposição de pessoal, incluindo a forma de pagamento, são de competência privativa do Governador.

    Concordando com os argumentos apresentados pela AGE, o relator, desembargador Carreira Machado, declarou, “Portanto, afigura-se inconstitucional a norma originada de projeto de lei de autoria de deputados estaduais, que dispõe sobre a organização dos serviços e pessoal do Poder Executivo estadual, porque tal norma é de iniciativa privativa do Governador de Estado, nos termos do art. 66, III, 'c', da Constituição Estadual”.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-confirma-competencia-privativa-do-executivo-decidir-sobre-forma-de-pagamento/1876680

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)