Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ dá posse a nova desembargadora

    Tomou posse ontem (dia 8 de setembro) no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a procuradora de Justiça Renata Machado Cotta Buhatem, que passará a ocupar a vaga destinada ao Quinto Constitucional do Ministério Público, decorrente da aposentadoria da desembargadora Telma Musse Diuana. A nova desembargadora do TJ foi escolhida pelo governador Sérgio Cabral dentre três membros do Ministério Público Estadual, integrantes da lista tríplice encaminhada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça na semana passada.

    "Prometo não decepcionar aqueles que contribuíram e torceram pela minha vitória", disse a desembargadora, citando amigos, familiares, magistrados e seu pai, o desembargador aposentado do TJ Enéas Cotta. Em seu discurso de posse, Renata Machado ressaltou a atuação de sua antecessora no cargo. Segundo ela, a desembargadora Telma Diuana deixou marcas indeléveis e duradouras no Judiciário Estadual.

    A nova desembargadora teve como paraninfos os desembargadores Luiz Zveiter, corregedor-geral da Justiça, e Nametala Machado Jorge. Em nome do TJ, o desembargador Sergio Cavalieri Filho fez o discurso de boas-vindas. Ele descreveu a trajetória profissional de Renata Machado Cotta, que ingressou no MP em 1991, aos 24 anos, após dois anos de conclusão do curso de Direito na Universidade Cândido Mendes.

    "Não temos dúvidas em dizer que sua excelência, desde muito cedo, aproveitou e seguiu a estrada que passa na frente de sua aldeia", afirmou o desembargador. Cavalieri lembrou que a desembargadora terá uma nova jornada no TJ, não menos trabalhosa e com obstáculos como a enfrentada no MP. "Passará de acusadora para julgadora e, como os outros colegas, que também vieram do Ministério Público, engrandecerá o nosso Tribunal", concluiu o desembargador.

    Renata Machado Cotta trabalhou durante 17 anos no Ministério Público Estadual, onde exerceu funções de execução e administrativas, atuando em diversas Comarcas do Estado do Rio, entre elas, Rio Bonito, Maricá, São Gonçalo, Itaguaí e Niterói. Em outubro de 2007, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça. Casada com o procurador Marcelo Lima Buhatem, a desembargadora tem duas filhas, Marcela e Rafaela, respectivamente, com 15 e 10 anos.

    Estiveram presentes na cerimônia de posse o chefe da Casa Civil do Estado, Régis Fischner; a primeira dama do Estado do Rio, Adriana Ancelmo; a subprocuradora de Justiça, Marija Rodrigues de Moura; a procuradora-geral do Estado, Lúcia Léa Guimarães Tavares; o defensor público Mário Lúcio de Andrade Neves; o prefeito de Niterói Godofredo Saturnino, ex-presidentes do TJ e demais magistrados.

    • Publicações12259
    • Seguidores1235
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1278
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-da-posse-a-nova-desembargadora/106774

    Informações relacionadas

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 15 anos

    Desembargadora acusada de desrespeitar Lei Seca

    Direito Civil Brasileiro, Professor
    Notíciashá 4 anos

    STJ divulgou as principais teses sobre a gratuidade judiciária

    Marcelo Buhatem toma posse como desembargador do TJ do Rio

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-11.2018.8.19.0203

    Rosane Monjardim, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Desembargador do TJ-RJ critica auxílio-educação para a corte

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)