Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

TJ de SP aplica o distinguishing e em decisão pioneira determina que Plano de Saúde forneça medicação milionária para Distrofia Muscular de Duchenne.

Publicado por Viviane Guimaraes
há 6 meses

O Tribunal de Justiça de São Paulo, em decisao publicada em 19/12/23, determinou que o Plano de Saúde Bradesco forneça em 24 horas, o fármaco Elevidys (Delandistrogene moxeparvovec -rokl) para um paciente com Distrofia Muscular de Duchenne.

O Elevidys é a primeira terapia gênica liberada para o tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) que apresenta uma mutação confirmada no gene da distrofina. Sua atuação ocorre por uma microdistrofina acoplada a um vetor viral que é injetada de forma endovenosa com objetivo de atingir o interior da célula e daí favorecer a produção da distrofina.

A DMD afeta 1 em 3500 a 5000 meninos no mundo, sendo geralmente diagnosticada entre 2 a 5 anos de idade, por apresentar atraso do neurodesenvolvimento motor, marcha anormal, fraqueza dos músculos proximais, pseudo-hipertrofia dos músculos da panturrilha e um levantar do chão típico do quadro, denominado sinal de Gowers, por comprometimento da estabilidade da musculatura de ventilação mecânica ainda no período da adolescência e evoluindo de forma fatal entre 20 a 30 anos por falência da musculatura cardíaca e respiratória.

O remédio não tem registro da Anvisa, porém foi aprovado pelo FDA, em julho de 2023. Tem custo de aquisição de aproximadamente 16 milhões de reais, em dose única.

A ação foi patrocinada pelo Escritório Viviane Guimarães Advocacia – Especialista em Direito da Saúde e das Doenças Raras.

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações142
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-de-sp-aplica-o-distinguishing-e-em-decisao-pioneira-determina-que-plano-de-saude-forneca-medicacao-milionaria-para-distrofia-muscular-de-duchenne/2108676809

Informações relacionadas

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 meses

Como conseguir o Elevidys pelo SUS ou pelo plano de saúde?

Celso Henrique Germano, Advogado
Notíciashá 6 meses

Responsabilidade das instituições financeiras ou bancárias

Petição Inicial - TRF03 - Ação de Obrigação de Fazer c/c Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra União Federal

Nascimento & Peixoto
Notíciashá 6 meses

Ação Judicial Concede Indenização a Passageiros por Extravio de Bagagens em Voo Internacional

Nascimento & Peixoto
Notíciashá 6 meses

Empresa Aérea é Condenada por Cancelamento de Voo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)