Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ recebe denúncia contra prefeito de Penedo por desobediência

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas recebeu, nesta terça-feira (22), denúncia contra o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão Siqueira, tornando-o réu para apuração de suposta desobediência de ordem legal de um funcionário público, artigo 330 do Código Penal.

    O Ministério Público de Contas (MPC) acusa o prefeito de não responder solicitação de documentos referentes a despesas com combustível do Município em 2008, em gestão anterior do mesmo prefeito.

    Para o desembargador Sebastião Costa, relator, a recusa do prefeito possui “elevada pontencialidade lesiva, uma vez que as informações requisitadas seriam imprescindíveis para investigação de irregularidades em contratos administrativos, podendo revelar atos de improbidade”. A decisão foi por unanimidade.

    O procurador Antiógenes Lira, do Ministério Público Estadual, afirmou que as despesas com combustível aumentaram de R$ 853 mil por ano, para mais de R$ 2 milhões e 900 mil no ano da eleição, 2008. “O Ministério Público pede o recebimento da denúncia pra que se isso (deixar de prestar as informações solicitadas) não se torne um modelo de ação (dos prefeitos)”

    O advogado de defesa, Dagoberto Omena, sustentou que os ofícios enviados pelo MPC já foram respondidos pela Prefeitura, no âmbito de outro processo judicial. Mas o relator do processo em julgamento, desembargador Sebastião Costa, afirma que não recebeu essa informação.

    A defesa afirmou ainda que ofícios eram enviados via AR a um servidor e a princípio não chegaram a conhecimento do prefeito.

    Matéria referente ao processo nº 0500003-08.2016.8.02.0000

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-recebe-denuncia-contra-prefeito-de-penedo-por-desobediencia/407776154

    Informações relacionadas

    Maria Sheyla Campos Lima, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Petição Desistência de Ação

    Marcos Aurélio Paschoalin, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] APELAÇÃO contra a extinção da AÇÃO POPULAR contra aumento abusivo e ilícito da tarifa de água. Negativa de jurisdição à defesa de direitos dos cidadãos/consumidores

    Diego Carvalho, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Pedido de Desistência da Ação - Modelo CPC /2015

    Marcela Bragaia, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo Denúncia para o Ministério Público - Irregularidades Equipamento Público

    Franco Tisatto, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Inserção dos crimes de corrupção no rol dos crimes hediondos e seus impactos positivos e negativos no cenário político e social

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)