Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG anula adjudicação de imóvel por preferência de crédito tributário

    “O crédito tributário tem preferência entre os demais créditos a exceção dos créditos de natureza trabalhista.” Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu provimento a Agravo de Instrumento interposto pelo Estado na qualidade de terceiro interessado e anulou adjudicação de bem imóvel por credor quirografário em execução entre particulares.

    Representando a Advocacia-Geral do Estado (AGE), o Procurador Rogério Antônio Bernachi afirmou haver preferência de crédito de acordo com o artigo 186 do Código Tributário Nacional (CTN). Argumentou ainda, em primeira instância, que, apesar do crédito estar parcelado, o bem deveria garantir a execução até na satisfação integral, motivo pelo qual a adjudicação não poderia ser deferida.

    Acolhendo tese da AGE, a relatora, Desembargadora Electra Benevides concluiu: “Por fim, percebe-se que aludida adjudicação deferida pelo i. Juiz primevo não levou em conta o disposto no art. 186 do CNT, que confere ao crédito tributário preferência entre os demais créditos a exceção dos créditos de natureza trabalhista, nem mesmo a ordem entre as constrições judiciais realizadas na matrícula do imóvel em questão.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-anula-adjudicacao-de-imovel-por-preferencia-de-credito-tributario/2165461

    Informações relacionadas

    Arruda Nunes Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Diferença entre credor pignoratício, hipotecário e anticrético.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)