Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG confirma constitucionalidade de Leis mineiras

    A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJMG) negou provimento a apelação cível nº 1.0105.10.033261-5/001 interposta por servidores militares que pretendiam, sob o argumento de ofensa à isonomia, obter os mesmos reajustes salariais obtidos por militares de patente superior conferidos pelas leis estaduais 8.536/84 e 8.713/84.

    Na defesa da constitucionalidade das Leis, o Procurador Gélson Mário Braga Filho sustentou a competência legal do Estado para criar, organizar e estabelecer os valores da remuneração e demais vantagens financeiras relativas aos seus servidores públicos, inclusive de conceder benefícios funcionais que não se estendem aos demais cargos ante as suas peculiaridades. Assim, esclareceu que as leis atacadas apenas descrevem hipóteses de concessão de reajuste salarial diferenciado às categorias específicas da PMMG, não possuindo as mesmas o caráter de revisão geral assegurada pelo artigo 37, X da Constituição da República, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 19/98.

    Em análise sobre a matéria, o relator, Desembargador Edivaldo George dos Santos reconheceu a legalidade do reajuste diferenciado concedido pelas Leis mineiras e afirmou, “(...) eis que resta legítima a fixação e revisão salarial de vencimentos díspares para o exercício de cargos públicos diversos.” Nessa linha, enfatizou que a revisão dos vencimentos dos servidores públicos estaduais depende de lei própria, conforme preconiza o artigo 37, X da Constituição da República. “De outra vertente, não há como o Poder Judiciário atuar como legislador positivo, definindo outros índices remuneratórios que não aqueles legalmente concedidos. De fato, acolher o presente recurso seria uma burla, por vias transversas, à restrição imposta pela Súmula nº 339 do STF e ao Artigo 37, X, da CR/88,” declarou o Desembargador.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-confirma-constitucionalidade-de-leis-mineiras/3166666

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)