Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP alerta a população sobre golpes por carta e email

    Publicado por Internet Legal
    há 11 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo faz um alerta à população sobre golpistas que têm utilizado indevidamente seu nome. Uma suposta notificação é enviada por correio pelos farsantes, em que são utilizados nomes de instituições de previdência, como Capemi, Ipesp e Montepio Mongeral da Família Militar. No ofício são indicados números de telefone para que a vítima agende uma data de audiência a fim de receber valores de natureza previdenciária que estariam sendo discutidos judicialmente em ação coletiva. A notificação também é assinada por um falso funcionário da Justiça.

    Em golpes anteriores, também alertados pelo TJSP, as fraudes consistiam em correspondências ou e-mails que informavam a existência de ações indenizatórias em favor de vítimas, que deveriam entrar em contato por telefone com os estelionatários.

    O Tribunal de Justiça esclarece que nenhum funcionário do Poder Judiciário paulista está autorizado a receber valores em dinheiro ou depósitos em conta particular para prestação de serviços, assim como também não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a depósito de resgate de valores. Recomenda-se que, antes de ligar para o número informado na falsa mensagem eletrônico ou na falsa notificação, o jurisdicionado consulte as unidades judiciárias (cartórios ou varas) disponíveis no site do TJSP.

    O TJSP solicita à população que fique atenta a contatos dessa natureza e comunique o fato à polícia.

    • Sobre o autorO Direito na Tecnologia da Informação
    • Publicações2050
    • Seguidores360281
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações318
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-alerta-a-populacao-sobre-golpes-por-carta-e-email/100170376

    Informações relacionadas

    Paulo Roberto Moreira, Bacharel em Direito
    Notíciashá 2 anos

    Golpe do Falso Advogado

    Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
    Notíciashá 5 meses

    Golpe do falso advogado: policiais dão detalhes da operação

    GRM Advogados, Advogado
    Notíciasano passado

    Nova modalidade de golpe.

    DEFESA CERCADA: Nunes Marques invalida processo ao verificar que a defesa não teve acesso às imagens

    Justificando
    Notíciashá 7 anos

    A criminalização do aborto é inconstitucional

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Tenho recebido essas cartas mas desde a primeira percebi que é um golpe. A dúvida é qual ação devo tomar. Devo fazer B.O.? continuar lendo

    Meu pai recebeu uma carta dessas. Logo percebemos que se tratava de golpe, afinal, quem deveria pagar os honorários advocatícios era a outra parte, e não o meu pai. continuar lendo