Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Tocantins: Adolescente de Xambioá já está sob guarda de família provisória

    O juiz da Comarca de Xambioá, Baldur Rocha Gionvannini, a pedido da Defensoria Pública do Tocantins, concedeu na noite de terça-feira, 13, a guarda provisória do menor vítima de agressão no último fim de semana. Na manhã desta quarta-feira, 14, o menor foi encaminhado para uma família substituta, cadastrada no Programa Municipal Família Acolhedora.

    Entenda o caso
    O caso do menor agredido ganhou repercussão, depois que foi mostrado pela imprensa nacional. Á Defensoria Pública coube solicitar junto ao Instituto Médico Legal o Exame de Corpo de Delito do Adolescente, já que no domingo, dia 12 de julho, havia ausência injustificada do Delegado de Polícia e do Promotor de Justiça da Comarca.

    No caso do menor, a Defensora Pública solicitou o acolhimento do jovem com base no programa criado por meio de Lei Municipal nº 535/2010, neste mês de julho, em cumprimento ao capítulo 3 do artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que toda criança e adolescente tem direito de ser criado no seio da sua família ou família substituta, assegurando a convivência família e comunitária.

    De acordo com a Defensora Pública, o programa Família Acolhedora beneficia crianças ou adolescentes em situação de risco pessoal e social, oferecendo- lhes amparo, afeto junto a uma família substituta. Esta família substituta detêm a guarda provisória do menor, até que esteja preparado para o posterior retorno à família de origem. Em caso de adaptação da criança à nova família e a impossibilidade de voltar para a família origem, o juiz pode então dar a guarda definitiva do menor à família acolhedora, disse
    Pollyana Assunção.

    Este é o primeiro caso de adoção provisória no Programa Família Acolhedora no município de Xambioá. Caberá a Secretaria de Assistência Social de Xambioá, acompanhar a família acolhedora e repassar mensalmente o valor de meio salário mínimo.

    Veículo: Defensoria Pública do Estado do Tocantins
    Estado: TO

    • Publicações1882
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tocantins-adolescente-de-xambioa-ja-esta-sob-guarda-de-familia-provisoria/2282077

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)