Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

"Torço para que as manifestações contra o governo não parem", diz Paulo Sérgio Pinheiro

Para ex-ministro da DH de FHC, Temer é fruto de um golpe de Estado e, portanto, ilegítimo.

Publicado por Carla
há 8 anos

Por Lúcia Rodrigues

Caros Amigos

Não reconheço um governo ilegítimo originário de um golpe de Estado comandado por um delinquente. A crítica contundente parte do cientista político e professor da USP, Paulo Pinheiro, que esteve à frente da pasta de Direitos Humanos no governo FHC.

Ele não poupa adjetivos à gestão do presidente interino, Michel Temer. "É um governo irresponsável e o principal deles é o interino. É um governo reacionário, retrógrado e gagá. Não tem mulheres, não tem negros. Com uma canetada acabou com a Cultura, com os Direitos Humanos, colocou criacionistas nos ministérios da Saúde e Indústria e Comércio. Isso é uma agressão", alfineta.

Paulo Sérgio, que está em Genébra, na Suíça, liderando uma missão da ONU sobre a crise na Síria, conversou com a reportagem de Caros Amigos por telefone. O comissário das Nações Unidas demonstrou bastante preocupação com a imagem que Temer está passando do país no exterior.

"Até o governo Dilma, o Brasil era levado a sério, mas com Temer estamos caminhando para nos tornarmos uma República de Bananas. Temo pela ruptura da política externa brasileira."

Retrocesso

A logomarca do governo baseada na frase "Ordem e Progresso" também é duramente criticada pelo professor da USP. "Um governo que escolhe Ordem e Progresso como sua logomarca revela ilegitimidade e irresponsabilidade. Faz o Brasil retroagir ao positivsimo de 1889... É um escândalo."

Paulo Sérgio afirma que o golpe o deixa deprimido. "Substituiram um governo legítimo por um de extrema-direita baseado na bancada BBB (Boi, Bíblia e Bala). É muito depressivo. Não acredito que esteja passando por isso. É um acinte. É vexaminoso."

"Estou envergonhado do Brasil. Torço para que as manifestações contra o governo não parem. Adorei o protesto contra o ministro da Educação (Mendonça Filho)", enfatiza.

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/torco-para-que-as-manifestacoes-contra-o-governo-nao-parem-diz-paulo-sergio-pinheiro/340615157

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Cleide Azevedo
8 anos atrás

Manifestação pública e popular é um direito garantido pela pela Constituição e uma prerrogativa dos cidadãos brasileiros que vivem numa democracia. Portanto, as manifestações e protestos contra este (des) governo interino do temerário Temer vão continuar. E o detalhe: não precisa de dinheiro, só de indignação. E isto este governo golpista está fornecendo aos montes, com medidas autoritárias e retrógradas. Fora cambada de ladrões. continuar lendo

Maria Anjos
8 anos atrás

Assino embaixo. Não reconheço esse governo, elitista, retrógrado e distante da diversidade de gênero e raça. continuar lendo

Charles M. Muniz
8 anos atrás

Nosso Estado é laico, não é ateu.
Não voto em bancada evangélica e
também estou apavorado com o golpe e o extermínio de direitos que se pretende impor;
Mas, crendo profundamente na existência de Deus, assim como a grande maioria dos brasileiros, acho extremamente preconceituoso o ex-ministro de DH desqualificar o trabalho e a capacidade de uma pessoa pelo simples fato dela ser criacionista.
Destrua a fé e o Estado passa a ser Deus: é esse o seu lema, ministro?! continuar lendo

Hederson ...
8 anos atrás

Quero saber até quando vão ter dinheiro para sustentar essa cambada que participam das manifestações ? continuar lendo