Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhador rural que apresentou ementa adulterada terá de pagar multa por litigância de má-fé

    Publicado por Correio Forense
    há 8 anos

    A 6ª Turma do TRT de Minas condenou um trabalhador rural a pagar multa por litigância de má-fé por apresentar uma ementa de acórdão adulterada. Como se manifestou o relator do recurso, desembargador Jorge Berg de Mendonça, ao modificar a ementa, o trabalhador procedeu de modo temerário, alterando a verdade dos fatos, tentando induzir o juízo a erro e causar prejuízo ao empregador.

    Como constatado pelo julgador, o resultado do julgamento do acórdão, cuja ementa foi citada no recurso do trabalhador, mostra-se, inclusive, contrário ao interesse dele. Diante disso, o relator explicou que não se pode considerar que o empregado apenas utilizou-se do direito de ação constitucionalmente assegurado. Isso porque, caso contrário, seria como autorizar o acesso à justiça de forma ampla e irrestrita, sem que as partes se pautassem nos princípios da boa fé e lealdade.

    Assim, entendendo caracterizada a litigância de má fé nessa atitude temerária do trabalhador, o julgador frisou que o Judiciário tem o dever de reprimir atos dessa natureza, a fim de preservar a dignidade da Justiça e a razoável duração do processo. Lembrando que o processo é disponibilizado às partes a fim de que o direito alcance a paz social, a qual somente poderá ser conquistada se houver lealdade nas postulações, o desembargador salientou que as partes e seus procuradores não estão dispensados de agir com lisura e boa fé dentro do processo.

    Desse modo, a Turma, acompanhando entendimento do relator, condenou o trabalhador a pagar a multa por litigância de má fé no percentual de 1% sobre o valor da causa, com fundamento no artigo 18 do CPC.
    ( 0000112-65.2014.5.03.0067 RO )

    Fonte: TRT-3

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-rural-que-apresentou-ementa-adulterada-tera-de-pagar-multa-por-litigancia-de-ma-fe/301124144

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)