Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadores avulsos não têm direito a correção de conta do FGTS pela taxa progressiva de juros

    Publicado por Direito Vivo
    há 15 anos

    Os trabalhadores avulsos não têm vínculo empregatício, nem tempo de permanência em uma mesma empresa e, por isso, não têm direito à aplicação da taxa progressiva de juros na correção de suas contas vinculadas do Fundo de Garantia por tempo de serviço (FGTS). A conclusão é do desembargador federal Paulo Espírito Santo e foi acompanhada pela 5ª Turma Especializada do TRF2, em julgamento de apelação cível apresentada por um trabalhador de Vitória.

    Ele havia ajuizado uma ação ordinária na Justiça Federal da capital capixaba, que negou o pedido para que fossem aplicados os juros progressivos na correção de seu saldo do FGTS. A Lei número 5.107, de 1966, institui o FGTS no Brasil (o assunto hoje é regulado pela Lei número 8.036, de 1990), estabelecendo que a capitalização dos juros dos depósitos do Fundo seguem uma progressão: 3% durante os dois primeiros anos de permanência na mesma empresa, 4% do terceiro ao quinto anos, 5% do sexto ao décimo e 6% do décimo primeiro em diante.

    Em seu voto, o desembargador federal Paulo Espírito Santo, lembrou que, para ter direito à capitalização progressiva, deve existir o vínculo empregatício pelo período exigido pela Lei 5.107/66, e esse vínculo não existe no caso dos trabalhadores avulsos. O magistrado citou, ainda, várias decisões judiciais com o mesmo entendimento: "Ademais, ainda que o autor não fosse trabalhador avulso, é certo que ele não preenche os requisitos da Lei 5.107/66, eis que não comprovou a existência de vínculo trabalhista pelo lapso temporal de dez anos, como no artigo do citado dispositivo legal". Proc. 2008.50.01.000705-8

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadores-avulsos-nao-tem-direito-a-correcao-de-conta-do-fgts-pela-taxa-progressiva-de-juros/1330269

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)