Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-PR afasta a prática de abuso de poder por cacique indígena

    há 11 anos

    O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu provimento, nesta quinta-feira (6), por unanimidade, a recurso eleitoral para reformar a sentença proferida pelo juízo da 196ª Zona Eleitoral de Manoel Ribas que concluiu que o cacique de uma reserva indígena, valendo-se de seu poder de mando decorrente de sua posição, teria direcionado os votos da população indígena local, bem como os votos dos professores da rede pública de ensino que lecionam na reserva.

    Para o relator, Josafá Antonio Lemes, "o abuso do poder de autoridade punível pela legislação eleitoral pressupõe que o agente da conduta possua atribuição típica de agente público com poderes para tanto". Fundamenta que a Lei nº 4.898/1965, que regula os casos de abuso de autoridade, considera que autoridade é "quem exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração" e, para tanto, deverá estar investido de alguma espécie de poder atribuído pelo Estado.

    Por fim, conclui que "é notável a influência que uma liderança pode exercer sobre eleitores de um determinado grupo social na escolha de um candidato, sendo comum que figuras como líderes religiosos, comunitários e indígenas exteriorizem sua intenção de voto e conclamem seus seguidores a votar no mesmo candidato. De outra feita, não havendo relação deste líder com a Administração Pública, não é possível falar em abuso de autoridade ou abuso de poder político, já que o abuso punível pela legislação eleitoral pressupõe que o praticante da conduta possua, em alguma medida, uma atribuição típica de agente público".

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações572
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-pr-afasta-a-pratica-de-abuso-de-poder-por-cacique-indigena/100552840

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciahá 8 anos

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - Recurso Especial Eleitoral: RESPE XXXXX-84.2012.6.16.0196 MANOEL RIBAS - PR

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)