Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Três desembargadores tomam posse no TJSP

    há 9 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (19) cerimônia solene de posse de três desembargadores: Cláudio Augusto Pedrassi, Edson Luiz de Queiróz e Roberto Maia Filho. No evento, que aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, os magistrados assinaram termo de posse, proferiram juramento e receberam, cada um, o Colar do Mérito Judiciário.
    Em nome do TJSP, discursou o desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene, que lembrou as trajetórias dos empossados e falou sobre os desafios da nova fase na carreira. “Sei do incondicional comprometimento de cada um deles com a causa da Justiça, do elevado espírito público, da superação às limitações físicas para atender aos necessitados de jurisdição”, afirmou. Solimene ressaltou, também, a confiança que os recém-chegados inspiram: “Cumprida a primeira missão, outra lhes é dada agora nesta Casa sesquicentenária – e farão ainda melhor. Guardarão com a mesma honradez o sagrado nome da Justiça”.
    O secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio César de Toledo, compareceu ao evento como representante do governador Geraldo Alckmin. Repassou aos empossados o “apreço muito especial” que o governador sente pelo Judiciário, especialmente pelo fato de ser sobrinho do ministro Rodrigues Alckimin, que também foi integrante da Magistratura paulista. O desembargador Roberto Maia Filho disse que neste ano completou 26 anos de Magistratura, o que representa metade de sua vida. Afirmou que assume o posto “plenamente ciente do enorme desafio que se apresenta”. Neste momento de crise pela qual atravessa o País, renovou o compromisso de servir à Justiça “com dignidade e honradez”.
    “Meu objetivo sempre foi servir bem o cidadão”, declarou o desembargador Edson Luiz de Queiróz. “Preparei-me durante toda minha vida para atingir esta fase profissional. Porém, este marco não significa o fim de jornada, ao contrário, é mais uma etapa que se inicia”, disse. Queiróz fez questão de expressar sua admiração pelos outros dois empossados.
    Para o desembargador Cláudio Augusto Pedrassi, em momento em que a sociedade vive “inversão de valores e carecemos de bons exemplos, com professores e cientistas deixados em segundo plano”, o Tribunal de Justiça fornece alento aos cidadãos. “Durante minha experiência junto à equipe da Corregedoria, quando percorremos todo o Estado, pude ver como são valorosos os servidores e magistrados”, afirmou.
    O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, que também representou o presidente, desembargador José Renato Nalini, recebeu os novos desembargadores e ressaltou o orgulho que o Tribunal sente em tê-los como integrantes de seu quadro. Mencionou os desafios que a Corte enfrenta atualmente, mas lembrou que a instituição age sempre com “a satisfação e a honra de prestar serviço público digno à população”.
    Também compareceram ao evento o corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente da Magiscred, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o chefe da Procuradoria Judicial, procurador Olavo José Justo Pizzotti, representando o procurador-geral do Estado; a defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Stéfanie Kornreich, representando o defensor público-geral; o delegado-geral de Polícia de São Paulo, Youssef Abou Chahin, representando o secretário de Estado da Segurança Pública; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando a Academia Paulista de Magistrados; o ex-vice-presidente do TJSP e ex-corregedor-geral, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares; o ex-corregedores desembargadores Gilberto Passos de Freitas e Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o comandante do CPI-1, coronel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos, representando o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo; a diretora da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Tallulah Carvalho, representando o presidente; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais autoridades, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, familiares e servidores.

    Trajetórias
    Cláudio Augusto Pedrassi – Natural de Campinas (SP), é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, turma de 1987. Ingressou na Magistratura em 1988. Trabalhou também como juiz assessor da Presidência do Tribunal e membro da Comissão de Informatização do Conselho Nacional de Justiça. Assume vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Antonio Roberto Midolla.
    Edson Luiz de Queiróz – Nasceu na cidade de Cerquilho (SP). Graduou-se na Faculdade de Direito de Sorocaba em 1980 e foi nomeado juiz substituto em 1988. Durante sua carreira judicou em diversas comarcas, como São Bernardo Campo e na Capital. Assume a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Henrique Nelson Calandra.
    Roberto Maia Filho – Nasceu em São Paulo (SP) e estudou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica, turma de 1985. Chegou à Magistratura no ano de 1989. Foi juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Assume vaga deixada pelo desembargador William Marinho de Faria.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3701
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1793
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tres-desembargadores-tomam-posse-no-tjsp/244479612

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 10 anos

    Após 44 anos na magistratura desembargador Dimas Ortêncio de Melo se aposenta nesta sexta-feira

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 6 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-85.2023.8.26.0000 Cotia

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Walter Rocha Barone é empossado desembargador do TJ de São Paulo

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 10 anos

    Após 44 anos na magistratura desembargador Dimas Ortêncio de Melo se aposenta nesta sexta-feira

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 9 anos

    Desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins toma posse no TJSP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)