Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

TRF-1: Paciente pode cultivar cannabis sativa para tratar ansiedade

Segundo relator do caso, os documentos apresentados comprovam a necessidade de uso do medicamento, devidamente prescrito por médico, e a eficácia do produto para o tratamento.

Publicado por Ricky Alencar
há 5 meses

Imagem Freepik

Um paciente que pretendia importar sementes de cannabis sativa para cultivo visando à produção do remédio para realizar tratamento contra ansiedade obteve da 10ª turma do TRF da 1ª região decisão favorável para esse fim. Ele conseguiu salvo-conduto para impedir que qualquer órgão de persecução penal (Polícias Civil, Militar e Federal, MPE ou MPF) barre o cultivo caseiro pretendido, até o limite de 15 mudas (sementes) a cada três meses, para uso exclusivo próprio nos termos da autorização médica.

Na análise dos autos, o relator, juiz Federal convocado Saulo Casali Bahia, observou que o STJ, em recente alteração de posicionamento, esclareceu ser viável a concessão desse tipo de salvo-conduto com respeito a alguns requisitos.

O impetrante apresentou comprovante de cadastro para a importação excepcional de produtos derivados de Cannabis emitido pela Anvisa; laudo médico com descrição do histórico do paciente e recomendação do uso do medicamento; prescrição médica e extrato da importação dos produtos medicinais.

O magistrado, então, explicou que os documentos apresentados comprovam a necessidade de uso do medicamento pelo requerente, devidamente prescrito por médico, e a eficácia do produto para o tratamento.

Entretanto, afirmou que a apelação não demonstra que o recorrente tenha aptidão no manuseio dos insumos para o preparo de derivados, como o canabidiol e, tampouco, a quantidade de mudas exigidas para o tratamento. Sendo assim, a quantidade deve ser estimada em sementes ou mudas que representem 15 pés da planta a cada três meses, totalizando 60 mudas por ano, assim como, ficando sob responsabilidade do paciente a produção do medicamento.

Diante disso, a turma decidiu, por unanimidade, dar provimento ao recurso em sentido estrito nos termos do voto do relator.

Processo: 1009184-90.2023.4.01.4300

Confira aqui a decisão.

Clique no link e fale com um Advogado: https://wa.me/+5511972300995

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/398933/trf-1-paciente-pode-cultivar-cannabis-sativa-para-tratar-...

  • Sobre o autorRicky Alencar, Advogado
  • Publicações55
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-1-paciente-pode-cultivar-cannabis-sativa-para-tratar-ansiedade/2096745579

Informações relacionadas

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Justiça concede usucapião em caso de abandono do lar

Thais Monteiro, Advogado
Notíciashá 5 meses

Saque Social - é golpe

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Justiça concede cobertura integral de tratamento médico com medicamentos off-label por plano de saúde

Ricky Alencar, Advogado
Notíciashá 5 meses

Gilmar cassa reconhecimento de vínculo de emprego de trabalhador PJ e banco

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 5 meses

Afastada indenização por acidente de trabalho a funcionário em home office

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)