Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF da 1ª Região. Previdenciário. Síndrome de Talidomida. Deficiência física. Perícia. Comprovação. Indenização. Cabimento. Lei 12.190/2010. Ônus do INSS.

    A 5ª Turma do TRF da 1ª Região manteve a condenação do INSS ao pagamento de indenização no valor de R$ 150 mil, acrescida de juros de mora e correção monetária, a uma pessoa com deficiência física decorrente da Síndrome da Talidomida. A decisão seguiu o entendimento do relator, Des. Fed. SOUZA PRUDENTE. O INSS recorreu ao TRF da 1ª Região contra sentença da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais sustentando, dentre outros argumentos, que a concessão da indenização em análise exigiria a realização de prova pericial para fins de definição do montante, nos termos da legislação em vigor. O magistrado não aceitou os argumentos apresentados pela autarquia, razão pela qual manteve a sentença de primeira instância em todos os seus termos. O art. 1.º da Lei 12.190/2010 concede indenização por dano moral às pessoas com deficiência física decorrente do uso da talidomida, e o autor logra comprovar tal condição por meio do laudo pericial, no qual restou comprovado não apenas se tratar de vítima da talidomida, como também que o uso do referido medicamento causou deformidade física, por redução do membro superior, diz a sentença contestada pela autarquia. Nesse sentido, na hipótese em comento, reconhecida a deficiência física de que é portador o suplicante, bem assim, por sentença transitada em julgado, proferida no bojo de outra ação judicial, impõe-se o pagamento da indenização em referência, mediante expressa opção manifestada na esfera administrativa, afirmou o relator. (Proc. 0033896-95.2012.4.01.3800) Associe-se ao IBDP e tenha acesso a outras novidades.

    • Publicações2833
    • Seguidores433749
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-da-1a-regiao-previdenciario-sindrome-de-talidomida-deficiencia-fisica-pericia-comprovacao-indenizacao-cabimento-lei-12-190-2010-onus-do-inss/123136378

    Informações relacionadas

    Fabricio Ferri, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Como solicitar pensão da síndrome da talidomida

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)