Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF1 autoriza renovação de matrícula de beneficiário do FIES em débito com faculdade

    Publicado por Correio Forense
    há 8 anos

    A 6ª Turma do TRF da 1ª Região autorizou a renovação de matrícula de uma estudante do curso de Direito da União Metropolitana para Desenvolvimento da Educação e Cultura (UNIME), de Salvador/BA, que se encontrava inadimplente com a instituição.

    A aluna é beneficiária do programa de Financiamento Estudantil (FIES), que cobre 100% dos encargos educacionais, mas acabou assumindo mensalidades extras pelo fato de ter sido reprovada em algumas disciplinas, que precisaram ser cursadas novamente.

    Para a faculdade, que recorreu de sentença da 11ª Vara Federal da Bahia favorável à estudante, não cabia à aluna “argumentar que não teria ciência de que a inclusão de disciplinas além do permitido pela grade ensejaria a cobrança de valores além dos repasses efetuados” pelo programa do governo federal.

    Com os débitos gerados, a instituição de ensino impediu a matrícula da estudante e a realização de aditamento do FIES. Mas apesar de a Lei 9.870/99, que trata das anuidades das instituições de ensino particulares, prever que a matrícula de inadimplentes poderá sofrer restrições, o relator da apelação, desembargador federal Kassio Nunes Marques, entendeu que “a negativa da renovação da matrícula como meio coercitivo para receber créditos” não se mostra razoável no caso.

    No voto, o magistrado considerou o fato de que a aluna já estaria em fase de conclusão do curso, além de a faculdade dispor de outros mecanismos para receber o valor que se encontra em aberto.

    “O objeto jurídico tutelado é o direito à educação, especialmente quando disso não advier qualquer prejuízo de ensino, considerando-se que o pagamento das mensalidades será naturalmente suportado pelo crédito estudantil obtido”, ressaltou o desembargador.

    A decisão em favor do direito de matrícula da estudante foi unânime.

    Processo nº: 0007101-92.2015.4.01.3300/BA

    Fonte: TRF1

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações409
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf1-autoriza-renovacao-de-matricula-de-beneficiario-do-fies-em-debito-com-faculdade/362768685

    Informações relacionadas

    Inadimplência não pode impedir acesso ao FIES

    Icaro Binoni Bandeira, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Mandado Segurança para rematricula (problemas )sistema FIES

    Petição - TRF01 - Ação Indenização do Prejuízo - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Unime - Uniao Metropolitana para O Desenvolvimento da Educacao e Cultura e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao

    Aline Pinheiro Advogada Trabalhista, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Universidade não pode impedir renovação da matrícula por inadimplência do Fies

    Atraso no repasse de verba do FIES não pode impedir matrícula de beneficiários do programa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)