Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF1: é legal sanção disciplinar imposta a aluno por instituição de ensino

    há 15 anos

    Decide a Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF/1ª), sob a relatoria do desembargador federal Fagundes de Deus, que se revela legítima e razoável a sanção disciplinar imposta por instituição de ensino superior a aluno que cometeu ofensa grave contra empregado da universidade, em que foi observado o devido processo legal.

    Aluno do Centro de Ensino São Lucas ajuizou mandado de segurança contra ato imputado à diretora-geral do Centro de Ensino, objetivando o cancelamento do ato que culminou em sua suspensão das atividades acadêmicas pelo período de 15 dias. Para o aluno, o pedido visa possibilita-lo terminar o semestre letivo sem percalços. Pede ainda para que sejam corrigidas as notas e freqüências das disciplinas que foram contempladas com o acompanhamento especial.

    Ao sentenciar o feito, o magistrado de 1º grau denegou a ordem.

    Inconformado, apela o aluno, alegando ausência de contraditório e ampla defesa no procedimento que culminou em sua penalidade disciplinar.

    Em seu voto, o relator do TRF da 1ª Região disse ter constatado nos autos que o apelante, aluno do curso de Direito do Centro de Ensino São Lucas, discutiu de modo hostil com o professor e coordenador de seu curso, querendo compelir o docente a atribuir-lhe nota e abonar-lhe faltas decorrentes de sua freqüência não regular às aulas em virtude de licença médica. Esse comportamento do estudante culminou em sua suspensão, pelo prazo de 15 (quinze) dias, das atividades acadêmicas.

    Acrescentou o magistrado que foi aberto procedimento pela Portaria 19/2007, que nomeou comissão de sindicância para apurar os fatos, o que foi precedido de termo de ocorrência policial. Tais fatos foram relatados pela coordenação do curso de Direito e pela comissão, tendo sido observados, no procedimento administrativo, os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, colhendo-se o depoimento pessoal do aluno, além da oitiva do ofendido e de diversas testemunhas, professores, funcionários da instituição de ensino e alunos que presenciaram o ocorrido ou estavam nas proximidades durante o acontecimento.

    Finalmente, considerou o relator ser legítima, razoável e proporcional a sanção disciplinar imposta pela Universidade, uma vez que foi comprovado, em regular procedimento administrativo de sindicância, que o estudante agiu de modo agressivo, caracterizando sua conduta ofensa grave contra o funcionário da instituição de ensino.

    Apelação Cível nº 2007.41.00.005175-5/RO

    www.trf1.gov.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf1-e-legal-sancao-disciplinar-imposta-a-aluno-por-instituicao-de-ensino/311679

    Informações relacionadas

    Alynne Nunes, Advogado
    Artigosano passado

    Principais aspectos sobre sanções disciplinares nas escolas

    Correio Forense
    Notíciashá 15 anos

    Aluno não pode ser impedido de freqüentar aula por indisciplina

    Tatiane Menezes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A escola pode impedir a entrada de aluno(a) sem uniforme?

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 15 anos

    Aluno não pode ser impedido de freqüentar aula por indisciplina

    Cunha Lima Marinho Advogados, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Expulsão De Aluno!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)