Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal afasta abandono de emprego de obreiro que se ausentou para tentar provar rescisão indireta

    Publicado por JurisWay
    há 10 anos
    O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) afastou demissão por justa causa requerida pela empresa Teccon S. A. Construção e Pavimentação contra trabalhador que havia se afastado do emprego para requerer na justiça trabalhista rescisão indireta do contrato de trabalho. A Segunda Turma manteve a decisão da 8ª VT de Goiânia que reconheceu a ruptura do vínculo empregatício por iniciativa do obreiro, na modalidade de pedido de demissão, e não por justa causa.

    A empresa alegou abandono de emprego do trabalhador, posto que, segundo ela, a notificação do processo trabalhista só foi recebida no dia em que foi publicado edital no jornal O Hoje, em 8/4/2013, logo após transcorridos os 30 dias necessários para a configuração de abandono de emprego. Ao analisar o caso, entretanto, o desembargador-relator, Platon Teixeira de Azevedo Filho, explicou que a notificação inicial foi enviada à empresa no dia 1/4 e que, conforme a Súmula 16 do TST, à míngua de elementos comprobatórios da data em que ocorreu o respectivo recebimento, presume-se a entrega no prazo de 48 horas.

    O relator concluiu que não há de se cogitar abandono de emprego, pois o recebimento da citação ocorreu no dia 3/4, antes do termo final do lapso temporal de 30 dias caracterizador da modalidade de dispensa por justa causa por abandono de emprego. É suficiente para demonstrar que o afastamento do reclamante não se devia à mera intenção de deixar o emprego, mas à pretensão de discutir em juízo a existência de razões ensejadoras da rescisão do contrato de trabalho por culpa da empregadora, esclareceu.

    Assim, o Tribunal decidiu afastar o abandono de emprego e declarar a ruptura do contrato de trabalho por demissão do obreiro, a partir do dia 7/3/2013, último dia trabalhado. A decisão foi tomada com base na jurisprudência do Tribunal, no sentido de que se o empregado se afasta do trabalho com o propósito de ver declarada a rescisão indireta do pacto laboral, a consequência natural do indeferimento do pedido é o reconhecimento de que ele rompeu o vínculo de emprego por sua iniciativa.

    Processo: RO - 000273-37.2013.5.18.0008

    Lídia Neves










    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-afasta-abandono-de-emprego-de-obreiro-que-se-ausentou-para-tentar-provar-rescisao-indireta/127638282

    Informações relacionadas

    Edgar Yuji Ieiri, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A prescrição quinquenal no processo do trabalho

    Notíciashá 16 anos

    Empregador não pode alegar abandono de emprego em rescisão indireta

    Tribunal afasta abandono de emprego de obreiro que se ausentou para tentar provar rescisão indireta

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Inexistência de prazo prescricional da ação trabalhista com objetivo de reconhecimento de vinculo para fins previdenciários

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-58.2021.5.02.0281 SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)