Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-MG reconhece validade de dispensa sem justa causa de trabalhadora concursada da Rede Sarah


    A 5ª Turma do TRT mineiro, em voto da relatoria do juiz convocado João Bosco de Barcelos Coura, modificando decisão de 1º grau, deu razão à Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação para afastar a estabilidade provisória de sua ex-empregada, cuja dispensa se deu forma imotivada.

    Segundo esclareceu o relator, a Rede se constituiu sob a forma de serviço social autônomo, com o objetivo de desempenhar serviços de utilidade pública (Lei 8.246/91), tendo natureza jurídica de direito privado. "Os serviços sociais autônomos se inserem entre os entes de natureza pública e natureza privada, caracterizando-se como paraestatais em razão das atividades de caráter público que exercem", explicou.

    Mas, de acordo com o julgador, essas características não possuem força bastante para modificar a personalidade jurídica dessas instituições. Dessa forma, estando a rede de hospitais inserida na categoria de ente paraestatal - serviço social autônomo -, seus empregados não gozam de direito amplo à estabilidade, nem há impossibilidade de dispensa sem justa causa nos moldes da CLT.

    Na visão do magistrado, nem mesmo a regular contratação da trabalhadora, mediante concurso, impede que a rede de hospitais a dispense de forma imotivada, em razão do poder potestativo do empregador (poder de decidir e agir, independentemente de permissão da outra parte, reconhecido por lei ao empregador para a prática de atos relativos à gestão do seu negócio, como a dispensa do empregado sem justa causa, ressalvadas as exceções legais).

    Por essas razões, o relator deu provimento ao recurso patronal para excluir da condenação a obrigação de reintegração da trabalhadora, assim como o pagamento dos salários devidos no período em que ela ficou afastada.

    ( 0001589-89.2012.5.03.0004 ED )

    Secretaria de Comunicação Social
    Seção de Imprensa e Divulgação Interna

    imprensa@trt3.jus.br

    • Publicações8632
    • Seguidores631514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações242
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-mg-reconhece-validade-de-dispensa-sem-justa-causa-de-trabalhadora-concursada-da-rede-sarah/382770764

    Informações relacionadas

    Demissão de empregada concursada do Hospital Sarah deve ser motivada

    Mantida condenação do hospital Sarah por assédio moral

    Tribunal de Contas da União
    Jurisprudênciahá 22 anos

    Tribunal de Contas da União TCU - PRESTAÇÃO DE CONTAS: PC XXXXX

    COAD
    Notíciashá 8 anos

    TRT-MG reconhece validade de dispensa sem justa causa de trabalhadora concursada da Rede Sarah

    Luiz Carlos Santos Junior, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Da incompetência da Justiça do Trabalho para julgar controvérsias acerca de processo seletivo de entidades do terceiro setor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)